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Curso de Licenciatura a distância

Licenciatura em Educação Especial

4 Anos
3.200 Horas

1 + 48 de R$ 250,00 (R$149,00 para pagamentos realizados até o vencimento.)

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Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Educação Especial, tem duração de 04 anos e distribuído em 3200 horas – O curso de Licenciatura em Educação Especial da Unina, busca formar Profissionais críticos, reflexivos, com base em ensino pesquisa e extensão. oferece uma formação completa e atualizada, preparando você para ser um agente de mudança na educação inclusiva.

Objetivo do curso:

O curso de Licenciatura em Educação Especial da Faculdade UNINA tem como objetivo formar profissionais para atuação na docência e no atendimento educacional especializado, com a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes nas práticas sociais, considerando suas especificidades na perspectiva de uma educação inclusiva. Além disso, o curso possui uma matriz inovadora que contempla metodologias de ensino para pessoas com deficiência alinhada a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Coordenador: Me. Gustavo Thayllon França Silva – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8394701294005024

Projeto Político Pedagógico

Destina-se à

O curso de Graduação em Educação Especial – Habilitação  Licenciatura – da Faculdade Unina, destina-se a todos aqueles que desejam atuar na área da educação, especialmente na promoção da inclusão e no atendimento às pessoas com deficiência no contexto educacional formal e não formal. O curso é voltado para pessoas comprometidas com a causa da inclusão social e educacional, que desejam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os indivíduos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças



Área de atuação

Ao concluir sua graduação, os futuros docentes *Licenciados estarão habilitados para atuarem com o contexto da educação especial em todos os níveis e etapas da educação, sendo da Educação infantil ao ensino médio, Profissionalizante, e também no ensino superior com atendimento as pessoas com deficiência, além disso, podendo também atuar em APAES e campos não formais de educação que demandem dos conhecimentos deste profissional.

Diferenciais do curso:

  • Laboratório de Práticas Inclusivas
  • Programa do curso – Diálogos com a inclusão
  • Videocast – Vozes Inclusivas
  • Atividades de imersão com foco em práticas profissionais
  • Projeto Prático de Aplicação

Disciplinas

    • Fundamentos da Educação a Distância;
    • História da Educação;
    • Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusiva;
    • Leitura e Produção de Texto;
    • Psicologia da Educação;
    • Organização do Trabalho Pedagógico;
    • Educação e Inclusão;
    • Alfabetização e Letramento;
    • Educação,Tecnologia e Culturadas Mídias;
    • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
    • Metodologia Científica;
    • Didática;
    • Políticas Educacionais na perspectiva da Educação Especial;
    • História e Cultura das Relações Étnico-raciais;
    • Educação Especial: o processo inclusivo na educação infantil;
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Auditiva;
    • Libras;
    • Práticas Pedagógicas e a Libras;
    • Estágio Supervisionado-Educação Infantil no contexto da educação especial;
    • Função da escola na identificação e atuação como público da Educação Especial no contexto da rede socioassistencial;
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Intelectual;
    • Neurociências e Aprendizagem;
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Visual;
    • Educação e Saúde;
    • Linguagem e Literatura na Educação Especial e Inclusiva;
    • Estágio Supervisionado-Ensino Fundamental no contexto da educação especial;
    • Transtornos do Neurodesenvolvimento;
    • FTM do Ensino da pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD);
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Física;
    • Pessoa com deficiência em sua integralidade: Terapia ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Integração Sensorial;
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiências Múltiplas;
    • Processos Inclusivos: Relação família, escola e comunidade;
    • Adaptações Curriculares e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
    • Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs);
    • Práticas pedagógicas voltadas ao AEE e a SRMs;
    • Estágio Supervisionado-Salas de Recursos Multifuncionais;
    • Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial;
    • Práticas Inclusivas na Educação Especial;
    • FTM do Ensino da pessoa com Transtorno do Espectro Autista-TEA;
    • Tecnologias Assistivas e Acessibilidade;
    • Afetividade e sexualidade na Educação Inclusiva;
    • Oficinas Pedagógicas na Educação Especial;
    • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da EJA;
    • Optativa I
    • Fundamentos da Educação Ambiental
    • Corporeidade e Ludicidade
    • Estágio Supervisionado-Ensino Médio ou EJA no contexto da educação especial;
    • Prática-Atendimento às Famílias/Responsáveis;
    • Optativa II
    • Históriados Direitos Humanos
    • Educação e o Direito das Crianças e dos Adolescentes
    • Projeto de Aplicação;
    • Atividades Complementares
    • Estágios Supervisionados

Em conformidade com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), serão implementadas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira nos cursos de Graduação a partir do ano letivo de 2023 para novos alunos ingressantes. Sendo assim, há de se destacar os seguintes artigos:“Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”; e “Art. 9º Nos cursos superiores, na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações, previstas no ordenamento próprio para oferta de educação a distância. ”Portanto, há de se considerar que todos os cursos de graduação, mesmo na modalidade a distância, passarão a partir de 2023 ter 10% da sua carga horária de atividades de extensão a serem realizadas presencialmente em espaços diversos da sociedade. Essa atividade soma-se a presencialidade obrigatória também em estágios curriculares obrigatórios, práticas, avaliações e outras atividades previstas conforme a necessidade do seu curso e diretrizes e/ou regulamentações vigentes.

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    A Faculdade Unina está há mais de 10 anos atuando com o ensino a distância, desenvolvendo cursos e transformando vidas através da educação. Oferecemos aulas 100% on-line, com materiais em texto e videoaulas disponibilizadas em nossa plataforma de aprendizado, (ambiente virtual – AVA).

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