Menu

O que é Taxonomia de Bloom e como ela é aplicada na Educação?

Taxonomia de Bloom é um sistema de classificação usado para definir e distinguir diferentes níveis de cognição humana: pensamento, aprendizagem e compreensão.  

Os educadores costumam usar a taxonomia de Bloom para informar ou orientar o desenvolvimento de avaliações (testes e outras avaliações da aprendizagem do aluno), currículo (unidades, aulas, projetos e outras atividades de aprendizagem) e métodos de ensino, como estratégias de questionamento. 

Taxonomia Original 

A taxonomia de Bloom foi publicada originalmente em 1956 por uma equipe de psicólogos cognitivos da Universidade de Chicago. Recebeu o nome do presidente do comitê, Benjamin Bloom (1913–1999).  

A taxonomia original foi organizada em três domínios: Cognitivo, Afetivo e Psicomotor. Os educadores se concentraram principalmente no modelo cognitivo, que inclui seis níveis de classificação diferentes: 

  • Conhecimento,
  • Compreensão,
  • Aplicação,
  • Análise,
  • Síntese
  • Avaliação.  

O grupo procurou projetar uma estrutura lógica para os objetivos de ensino e aprendizagem que ajudasse os pesquisadores e educadores a compreender as maneiras fundamentais pelas quais as pessoas adquirem e desenvolvem novos conhecimentos, habilidades e compreensões.  

Sua intenção inicial era ajudar os acadêmicos a evitar esforços duplicados ou redundantes no desenvolvimento de diferentes testes para medir os mesmos objetivos educacionais.  

O sistema foi publicado originalmente com o título Taxonomia de Objetivos Educacionais: A Classificação de Metas Educacionais, Manual 1: Domínio Cognitivo. 

Alguns usuários da taxonomia colocam mais ênfase na natureza hierárquica da estrutura, afirmando que os primeiros três elementos – Conhecimento, Compreensão e Aplicação – representam níveis mais baixos de cognição e aprendizagem, enquanto Análise, Síntese e Avaliação são considerados de ordem superior Habilidades.  

Por esse motivo, a taxonomia é frequentemente representada graficamente como uma pirâmide, com cognição de ordem superior no topo. 

Taxonomia revisada 

A Taxonomia de Bloom é um sistema de classificação usado para definir e distinguir diferentes níveis de cognição humana: pensamento, aprendizagem e compreensão.

Em 2001, outra equipe de acadêmicos – liderada por Lorin Anderson, um ex-aluno de Bloom, e David Krathwohl, um colega de Bloom que atuou na equipe acadêmica que desenvolveu a taxonomia original – lançou uma versão revisada da taxonomia de Bloom, chamada A Taxonomy for Learning, Ensino e Avaliação: Uma Revisão da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom 

A “Taxonomia de Bloom revisada”, como é comumente chamada, foi intencionalmente projetada para ser mais útil aos educadores e refletir as formas comuns como passou a ser usada nas escolas. 

Na versão revisada, três categorias foram renomeadas e todas as categorias foram expressas como verbos em vez de substantivos.  

Conhecimento foi alterado para Lembrança, Compreensão manteve-se como Compreensão e Síntese foi renomeada Criação.  

Além disso, Criando tornou-se o nível mais alto no sistema de classificação, trocando de lugar com AvaliaçãoA versão revisada agora é nessa ordem:

  • Lembrando, 
  • Compreendendo,
  • Aplicando,
  • Analisando,
  • Avaliando,
  • Criando.

Pós-graduação em Taxonomia de Bloom da Faculdade Unina

A Faculdade Unina  acaba de lançar a Pós-graduação em Taxonomia de Bloom, uma qualificação desenvolvida para capacitar profissionais da educação na projeção dos objetivos educacionais de forma muito específica e estratégica para os alunos. 

O curso visa ensinar as práticas e as ferramentas ideais para a elaboração de aulas, a fim de garantir o aprendizado de alunos em diferentes níveis de desempenho, desde o mais simples ao mais complexo. 

Visite a página do curso e conheça um pouco mais essa qualificação.

Tópicos