Saiba Como Escolher a Pós certa Para sua Carreira na Educação!

A pós-graduação é uma das formas mais aconselhadas para subir degraus importantes na carreira. Para o profissional da educação, não é diferente: quanto mais capacitado for, mais chances surgem para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental que alguns passos sejam considerados na hora de escolher a pós-graduação ideal. Verifique quais são eles:

Pesquise o máximo possível

Os centros de estudos oferecem inúmeras opções de pós graduação, para diversas áreas e interesses. Exatamente por isso, é que a pesquisa se faz necessária para decidir o que realmente condiz com seu presente e futuro profissional. Anote as dicas:

• Amplie sua visão sobre o que é possível fazer na sua área: saiba tudo o que um profissional como você pode executar e onde pode trabalhar, com as pós oferecidas;

• Não esqueça do salário: é essencial saber qual será o impacto financeiro da pós em sua carreira. Priorize seus objetivos, e entenda quais serão as mudanças positivas futuramente;

Considere instituições conceituadas

Ao buscar universidades e instituições de ensino, considere primeiramente as conceituadas na área da educação. Com isso, observe também se a pós ofertada é reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação.

O Ministério da Educação é o órgão responsável por garantir elegibilidade nacional aos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado oferecidos no país. Portanto, é de extrema importância que a pós escolhida seja reconhecida pelo MEC para que seja possível considerá-la em seu currículo docente.

Escolha o tema mais apropriado para a sua área

Expanda os horizontes ao pesquisar sobre os temas dentro da educação. Além da área contar com inúmeras opções, ainda há a possibilidade de se destacar ao escolher um tema pouco explorado por outros profissionais. Veja algumas dicas:

• Conheça suas preferências: faça anotações sobre o que gosta sobre seu trabalho e o que gostaria de fazer, a longo prazo;

• Organize as ideias: na mesma lista, dê uma ordem de prioridade para cada atividade escolhida;

• Escolha apenas a que suprir suas necessidades: tente não ser tão abrangente na hora da escolha, para não se confundir ao escolher sua pós-graduação.

Dedique-se integralmente ao curso, afinal, cursar uma pós-graduação é um grande diferencial para sua carreira profissional. Para que o processo fique mais simplificado, tente adaptar sua rotina de estudos ao seu ambiente atual de trabalho.

Dessa forma, é possível aumentar o aproveitamento e a execução de tarefas em ambos.

Para o profissional da educação, isso é ainda mais comum, já que trabalham em ambiente escolar. Entretanto, se a rotina ficar complicada para cumprir os horários de estudo, há sempre a possibilidade de considerar o EAD – ensino à distância.

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem a modalidade, facilitando a vida do profissional que deseja aumentar suas chances no competitivo mercado da educação. Portanto, siga as recomendações listadas e comece agora mesmo a investir no futuro de sua carreira. E, para complementar a busca, verifique quais são as opções que a Unina oferece para dar aquela acelerada na vida profissional e conquistar a sua pós-graduação.