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Conheça os Tipos de Leitura

No último texto postado da nossa série “Como ser um bom leitor”, você viu quais são os cuidados que você precisa ter na pré-leitura de um texto.

 

Quer lembrar quais são essas dicas? Clique aqui!

 

E no texto que finaliza a nossa série, você vai ver quais são os tipos de leitura possíveis ao você se deparar com um texto!

Fonte: Pixabay (2020)

Leitura Exploratória

A leitura exploratória é aquela que você faz investigando o que há de primordial no texto.

Assim, quando você iniciar uma leitura e não estiver entendendo nada é: leia até o fim. O foco inicial da leitura é você conseguir entender qual é a ideia central do texto. A partir disso, você vai conseguir explorar as outras ideias secundárias relacionadas à principal.

 

Leitura Analítica ou Interpretativa

Esta é a leitura mais complexa, porque é nela que o seu conhecimento de mundo, linguístico (aqueles relacionado à gramática) estarão presente.

Nesta leitura, no que tange à gramática, é primordial que você saiba pontuação, crase e ambiguidade, por exemplo. São dois quesitos gramaticais que podem mudar completamente a interpretação do que está escrito. Veja o exemplo a seguir:

 

  • Pontuação:

  1. “Não vai ter copa”. “Não, vai ter copa”. (Repare que as duas orações têm sentido diferente apenas por causa da inserção da vírgula depois do “não”. Na primeira, afirma-se que não existirá copa; na segunda, há uma negação da resposta e a afirmação de que haverá a copa. Debate muito aflorado durante a preparação da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
  2. “Vamos comer gente?”. “Vamos comer, gente?” (Na primeira, você é um canibal que como pessoas; na segunda, você está convidando as pessoas para irem comer alguma coisa. Consegue perceber a importância da vírgula para a construção de sentido de um texto?)
  • Crase:

  1. À tarde, ficava feliz com a sua chegada. (Nesta oração, “à tarde” exerce a função de tempo, ou seja, alguém fica feliz com a sua chegada apenas no período da tarde.)
  2. A tarde ficava feliz com a sua chegada. (Neste caso, “a tarde” – sem crase – exerce a função de substantivo, isto é, é exatamente ela quem fica feliz com a sua chegada, independentemente, do horário que não está descrito.)
  • Ambiguidade:

  1. “Vi o gato do seu irmão.” (Repare que, devido à oração não ter um contexto, não sabemos se a palavra “gato” refere-se a um elogio ao irmão da pessoa ou ao animal que o irmão da pessoa tem.

Questões como estas são essenciais para que você consiga fazer uma interpretação correta de um texto. Fique atento! O programa de Nivelamento da Língua Portuguesa, da UNINA, apresenta essas questões com mais detalhes, confira lá na sua plataforma!

 

Leitura Crítica

É aquela leitura que engloba todas as outras que você consiga diferenciar a intenção do autor com o texto e o que você tem de crítica.

A leitura crítica é você aliar a compreensão do texto e a sua interpretação dele.

Nesse sentido, para fazer uma leitura crítica, você analisa, concorda, discorda, relaciona a outros exemplos etc.

Ao ler um artigo científico, por exemplo, você deve ficar atento a alguns quesitos que podem ajudá-lo a interpretar o texto: identificar o objetivo geral e os objetivos específicos; qual a metodologia utilizada; quais os teóricos presentes; e, principalmente, qual a análise dos dados e a ideia defendida pelo autor.

 

Outras questões que podem guiar a sua leitura são:

 

Perguntas de esclarecimento

  • O que o autor quer dizer quando afirma que ______?
  • Qual é o ponto crucial de seu texto?
  • Qual é a relação entre _____ e _____?
  • Isso pode ser explicado de uma outra maneira?
  • Vejamos se entendi o ponto de vista do autor: ele quer dizer _____ ou _____? Qual é a relação entre isto e o foco do problema/discussão/argumento?
  • Será que eu consigo resumir com as minhas palavras o que o autor disse?
  • Ele traz algum exemplo?
  • _____ seria um bom exemplo disso?

 

Perguntas que verificam suposições

  • Qual é a suposição do autor aqui?
  • O que eu poderia supor em vez disto?
  • Todo o discurso do autor depende da ideia de que _____.
  • Por que ele baseou a sua hipótese em _____ em vez de em _____?
  • Parece que ele supõe que _____. Posso ter isso como uma verdade?
  • É sempre assim? Por que ele acha que essa suposição é pertinente?
  • Por que alguém partiria desta suposição?

 

Perguntas que verificam evidências e linhas de raciocínio

  • Qual a linha de raciocínio do autor?
  • Como isso se aplica a este caso?
  • Existe uma razão para duvidar desta evidência?
  • Quem pode saber que isto é verdade?
  • O que ele diria a alguém que afirmasse o contrário?
  • Algum outro autor apresenta evidências a favor deste ponto de vista?
  • Como ele chegou a essa conclusão?
  • Como podemos descobrir se isso é verdade?

 

Perguntas sobre pontos de vista ou perspectivas

  • Em que implica essa afirmação?
  • Quando ele diz _____, subentende-se _____?
  • Mas se isto acontecesse, quais seriam os outros resultados? Por quê?
  • Quais seriam os efeitos disso?
  • Isso aconteceria necessariamente ou é apenas uma possibilidade?
  • Existem alternativas?
  • Se _____ e _____ são verdadeiros, o que mais poderia sê-lo?
  • Se dissermos que ____ é ético, o que podemos dizer de _____?

 

Perguntas que verificam implicações e consequências

  • Como posso descobrir isso?
  • Qual é a suposição dessa pergunta?
  • Seria possível elaborar essa questão de outra forma?
  • Que outro autor poderia esclarecer essa questão?
  • É possível subdividir essa questão?
  • Essa pergunta é clara? Entendi isso?
  • Essa pergunta é fácil ou difícil de responder? Por quê?
  • Para responder a essa pergunta, que outras perguntas é preciso responder primeiro?
  • Por que essa questão é importante?
  • Essa é a pergunta mais importante ou existe uma outra questão na qual essa se baseia?
  • É possível relacionar isso a algum outro conteúdo ou área de estudo?

Fonte: CAVALCANTE (2009)

 

E com essas dicas, chegamos ao final da nossa série “Como ser um bom leitor”.

Você viu ao longo da série que ler não é um ato simples, dependendo da sua intenção ao ler um texto. Há inúmeros cuidados que devem ser tomados para realizar uma leitura a se deparar com um texto.


Agora, é só colocar em prática durante os seus estudos ao longo da jornada acadêmica!

Gostou da dica? Compartilha esse texto com os seus colegas de turma!

Escritor por: Luis Gabriel Venancio Sousa – Coordenador de Curso e responsável pelo Programa de Nivelamento da Língua Portuguesa.

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