A UNINA tem um Plano de Avaliação Institucional que prevê princípios, procedimentos e critérios das dimensões relevantes do processo de ensino-aprendizagem, de gestão e da avaliação de desempenho dos seus colaboradores e docentes sob a ótica de um processo de avaliação embasado em duas lógicas: avaliação interna e externa:
O processo de avaliação interna conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. É coordenado pela Comissão Própria de Avaliação.
O processo de avaliação externa é realizado por Comissões de especialistas do MEC e de indicadores de avaliação institucionalizados por esse órgão, como o ENADE. Os desdobramentos institucionais advindos dessa proposta serão oportunamente avaliados e aprovados, caso necessário, reformulados pelos órgãos competentes.
A UNINA considera a autoavaliação um instrumento importante no processo de busca pela melhoria da qualidade do ensino e da Instituição. A avaliação é vista como um sistema democrático em que estudantes, professores e corpo administativo contribuem com a orientação das decisões necessárias ao seu bom funcionamento.
Para a concepção do projeto de avaliação, foi criada a Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme Lei n.º 10.861/04, em seu Art. 11, que determina a constituição de representantes de todos os segmentos, corpo docente, discente, equipe administrativa e sociedade civil organizada. O êxito do projeto pedagógico e institucional perpassa, necessariamente, pela questão da avaliação. A abrangência desse processo, bem como a participação de toda a comunidade orienta e viabiliza os objetivos a serem atingidos pela faculdade Unina.
A comunidade acadêmica, cada vez mais, vem compreendendo e participando da ideia de que é preciso se integrar ao processo de avaliação, com a possibilidade de sugerir mudanças para melhorar as práticas institucionais.
Assim, fica garantido à comunidade interna e externa, de forma continuada e crítica, uma visão da educação oferecida pela UNINA. A divulgação dos resultados deve ser periódica, com análise permanente das condições de trabalho e encaminhamento de sugestões ao grupo de Diretores.
O projeto foi concebido levando em conta, primordialmente, a opção da estratégia da Excelência Acadêmica: qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nos processos e nos meios a serviço do estudante, com as seguintes ênfases: currículo, processo pedagógico, resultados alcançados, exigências sociais de mercado e gestão de curso. Cada uma dessas ênfases foi descrita por identificadores quantitativos que estão sendo utilizados para analisar, interpretar e avaliar as condições internas.
A participação e o envolvimento da comunidade acadêmica é de suma importância, pois é desta maneira que IES poderá implantar as melhorias sugeridas: na infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, sistemas operacionais), no setor acadêmico (docentes, material didáticos, estágio e demais processos de ensino aprendizagem) e no ensino à distância (tutoria, ambiente virtual e material didático). Neste site você também encontrará um canal de comunicação para dúvidas, críticas e sugestões.
A Faculdade UNINA desde o credenciamento pela Portaria nº 110, de 29 de janeiro de 2009 do MEC instituiu a Comissão Própria de Avaliação sob a Portaria *0001/2010 da CPA, que vem trabalhado desde a sua criação com empenho para o fortalecimento do processo de autoavaliação para que continue sendo vista como uma gestão democrática, legítima e transparente.
A DIRETORIA GERAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNINA, no uso de suas atribuições e tendo em vista a necessidade de critérios e procedimentos para avaliação institucional, conforme o disposto na Legislação nacional de Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e Regimento da Faculdade, resolve criar da Comissão Permanente de Avaliação da Faculdade, CPA assim, constituída para o ano de 2024 – 2026
Coordenação da CPA
Professora Kamila Troiani
Representante da Sociedade Civil
Ilona Regina de Lima
Caroline M. Rodrigues
Ednei Lisboa
Representante do Corpo Discente
Cléria Betania Fernandes de Souza Bruiian | Discente do curso Letras Português
Angélica Jaqueline Cardoso | Discente Marketing
Catarina Camparim | Discente Educação Física
Representante Técnico Administrativo
Angélica Czocher | Supervisora EaD
Natália Figueiredo Martins | Bibliotecária
Thiago Costa Campos | Analista Acadêmico
Representante do Corpo Docente
Professora Aline Pereira | Docente do curso Pedagogia
Professora Evelin Cristina | Docente do curso Recurso Humanos
Professor Gulherme Natan Paiano | Coordenador e Docente do curso Educação Física
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é um órgão suplementar da Diretoria, terá atuação autônoma em relação aos Conselhos Superiores e demais Órgãos Colegiados da Instituição.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA, da UNINA, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, observada a legislação pertinente.
I – conduzir os processos de auto-avaliação institucional e de cursos.
II – sistematizar e prestar informações relativas ao AVALIES (Avaliação das Instituições de Educação Superior), solicitadas pelo INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;
III – constituir grupos temáticos ou focais voltados para a avaliação de cada uma das 10 Dimensões estabelecidas no artigo 3º da Lei n. 10.861/2004;
IV – elaborar e analisar relatórios e pareceres de auto-avaliação encaminhando-o às instâncias competentes;
V – desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;
VI – propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.
VII – divulgar o resultado da auto-avaliação à comunidade acadêmica, aos avaliadores externos e à sociedade.
I – Um Representante do Corpo Docente
II – Um Coordenador, sendo Docente
II – Um Representante técnico administrativo;
III – Um Representante do Corpo Discente;
IV – Um Representante da Sociedade Civil Organizada.
V – Um Representante da equipe de tutoria dos cursos Ead.
Encontre o curso
que você deseja!