Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Apresentação

A UNINA tem um Plano de Avaliação Institucional que prevê princípios, procedimentos e critérios das dimensões relevantes do processo de ensino-aprendizagem, de gestão e da avaliação de desempenho dos seus colaboradores e docentes sob a ótica de um processo de avaliação embasado em duas lógicas: avaliação interna e externa:

O processo de avaliação interna conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. É coordenado pela Comissão Própria de Avaliação.

O processo de avaliação externa é realizado por Comissões de especialistas do MEC e de indicadores de avaliação institucionalizados por esse órgão, como o ENADE. Os desdobramentos institucionais advindos dessa proposta serão oportunamente avaliados e aprovados, caso necessário, reformulados pelos órgãos competentes.

A UNINA considera a autoavaliação um instrumento importante no processo de busca pela melhoria da qualidade do ensino e da Instituição. A avaliação é vista como um sistema democrático em que estudantes, professores e corpo administativo contribuem com a orientação das decisões necessárias ao seu bom funcionamento.

Para a concepção do projeto de avaliação, foi criada a Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme Lei n.º 10.861/04, em seu Art. 11, que determina a constituição de representantes de todos os segmentos, corpo docente, discente, equipe administrativa e sociedade civil organizada. O êxito do projeto pedagógico e institucional perpassa, necessariamente, pela questão da avaliação. A abrangência desse processo, bem como a participação de toda a comunidade orienta e viabiliza os objetivos a serem atingidos pela faculdade Unina.

A comunidade acadêmica, cada vez mais, vem compreendendo e participando da ideia de que é preciso se integrar ao processo de avaliação, com a possibilidade de sugerir mudanças para melhorar as práticas institucionais.

Assim, fica garantido à comunidade interna e externa, de forma continuada e crítica, uma visão da educação oferecida pela UNINA. A divulgação dos resultados deve ser periódica, com análise permanente das condições de trabalho e encaminhamento de sugestões ao grupo de Diretores.

O projeto foi concebido levando em conta, primordialmente, a opção da estratégia da Excelência Acadêmica: qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nos processos e nos meios a serviço do estudante, com as seguintes ênfases: currículo, processo pedagógico, resultados alcançados, exigências sociais de mercado e gestão de curso. Cada uma dessas ênfases foi descrita por identificadores quantitativos que estão sendo utilizados para analisar, interpretar e avaliar as condições internas.

A participação e o envolvimento da comunidade acadêmica é de suma importância, pois é desta maneira que IES poderá implantar as melhorias sugeridas: na infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, sistemas operacionais), no setor acadêmico (docentes, material didáticos, estágio e demais processos de ensino aprendizagem) e no ensino à distância (tutoria, ambiente virtual e material didático). Neste site você também encontrará um canal de comunicação para dúvidas, críticas e sugestões.

Composição da Comissão Própria de Avaliação

A Faculdade UNINA desde o credenciamento pela Portaria nº 110, de 29 de janeiro de 2009 do MEC instituiu a Comissão Própria de Avaliação sob a Portaria *0001/2010 da CPA, que vem trabalhado desde a sua criação com empenho para o fortalecimento do processo de autoavaliação para que continue sendo vista como uma gestão democrática, legítima e transparente.

A DIRETORIA GERAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNINA, no uso de suas atribuições e tendo em vista a necessidade de critérios e procedimentos para avaliação institucional, conforme o disposto na Legislação nacional de Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e Regimento da Faculdade, resolve criar da Comissão Permanente de Avaliação da Faculdade, CPA assim, constituída para o ano de 2024 – 2026

Coordenação da CPA

Professora Kamila Troiani

Representante da Sociedade Civil

Ilona Regina de Lima
Caroline M. Rodrigues
Ednei Lisboa

Representante do Corpo Discente

Cléria Betania Fernandes de Souza Bruiian | Discente do curso Letras Português

Angélica Jaqueline Cardoso | Discente Marketing

Catarina Camparim | Discente Educação Física

Representante Técnico Administrativo

Angélica Czocher | Supervisora EaD

Natália Figueiredo Martins | Bibliotecária

Thiago Costa Campos | Analista Acadêmico

Representante do Corpo Docente

Professora Aline Pereira | Docente do curso Pedagogia

Professora Evelin Cristina | Docente do curso Recurso Humanos

Professor Gulherme Natan Paiano | Coordenador e Docente do curso Educação Física

Regulamento

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é um órgão suplementar da Diretoria, terá atuação autônoma em relação aos Conselhos Superiores e demais Órgãos Colegiados da Instituição.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, da UNINA, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, observada a legislação pertinente.

À Comissão Própria de Avaliação, observada a legislação pertinente, compete:

I – conduzir os processos de auto-avaliação institucional e de cursos.

II – sistematizar e prestar informações relativas ao AVALIES (Avaliação das Instituições de Educação Superior), solicitadas pelo INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;

III – constituir grupos temáticos ou focais voltados para a avaliação de cada uma das 10 Dimensões estabelecidas no artigo 3º da Lei n. 10.861/2004;

IV – elaborar e analisar relatórios e pareceres de auto-avaliação encaminhando-o às instâncias competentes;

V – desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;

VI – propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.

VII – divulgar o resultado da auto-avaliação à comunidade acadêmica, aos avaliadores externos e à sociedade.

A CPA da faculdade UNINA terá no mínimo a seguinte composição:

I – Um Representante do Corpo Docente

II – Um Coordenador, sendo Docente

II – Um Representante técnico administrativo;

III – Um Representante do Corpo Discente;

IV – Um Representante da Sociedade Civil Organizada.

V – Um Representante da equipe de tutoria dos cursos Ead.

Relatórios

Avaliação Institucional Graduação de 2024
Avaliação Institucional Graduação de 2023
Avaliação Institucional Graduação de 2022
Pesquisa de Clima Organizacional 2024
Pesquisa de Clima Organizacional 2023
Pesquisa de Clima Organizacional 2022
Avaliação Institucional Egressos EAD 2024
Avaliação Institucional Graduação 2023
Avaliação Institucional Egressos EAD 2022
Avaliação Professor Conteudista 2022
Avaliação Professor Conteudista 2021
Pesquisa de Clima Organizacional 2021
Pesquisa de Clima Organizacional 2020
Avaliação institucional Pós-graduação Relatório 2021
Avaliação institucional Pós-graduação Relatório 2020
Avaliação Institucional Graduação EAD 2021