Menu

Curso de Licenciatura a distância

Licenciatura em Educação Especial

3.200 Horas
4 Anos

1 + 48 de R$ 250,00 (R$199,00 para pagamentos realizados até o vencimento.)

Compartilhar:

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Educação Especial, tem duração de 04 anos e distribuído em 3200 horas – O curso de Licenciatura em Educação Especial da Unina, busca formar Profissionais críticos, reflexivos, com base em ensino pesquisa e extensão. oferece uma formação completa e atualizada, preparando você para ser um agente de mudança na educação inclusiva. 

Objetivo do curso:

O curso de Licenciatura em Educação Especial da Faculdade UNINA tem como objetivo formar profissionais para atuação na docência e no atendimento educacional especializado, com a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes nas práticas sociais, considerando suas especificidades na perspectiva de uma educação inclusiva. Além disso, o curso possui uma matriz inovadora que contempla metodologias de ensino para pessoas com deficiência alinhada a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Coordenador: Me. Gustavo Thayllon França Silva – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8394701294005024
Projeto Político Pedagógico

Destina-se à

O curso de Graduação em Educação Especial – Habilitação  Licenciatura – da Faculdade Unina, destina-se a todos aqueles que desejam atuar na área da educação, especialmente na promoção da inclusão e no atendimento às pessoas com deficiência no contexto educacional formal e não formal. O curso é voltado para pessoas comprometidas com a causa da inclusão social e educacional, que desejam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os indivíduos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças

Área de atuaçãoAo concluir sua graduação, os futuros docentes *Licenciados estarão habilitados para atuarem com o contexto da educação especial em todos os níveis e etapas da educação, sendo da Educação infantil ao ensino médio, Profissionalizante, e também no ensino superior com atendimento as pessoas com deficiência, além disso, podendo também atuar em APAES e campos não formais de educação que demandem dos conhecimentos deste profissional.

Diferenciais do curso:

  • Laboratório de Práticas Inclusivas
  • Programa do curso – Diálogos com a inclusão
  • Videocast – Vozes Inclusivas
  • Atividades de imersão com foco em práticas profissionais
  • Projeto Prático de Aplicação

Disciplinas

    • Fundamentos da Educação a Distância;
    • Leitura e Produção de Texto;
    • Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusiva;
    • Alfabetização e letramento
    • História da educação
    • Organização do Trabalho Pedagógico
    • Metodologia Científica;
    • Educação e Inclusão
    • Psicologia da Educação
    • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
    • Didática
    • História e Cultura das Relações Étnico-raciais
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Visual
    • Libras
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Auditiva
    • Políticas Educacionais na perspectiva da Educação Especial
    • Práticas Pedagógicas e a Libras
    • Estágio Supervisionado - Educação Infantil no contexto da educação especial
    • Educação Especial: o processo inclusivo na educação infantil
    • Práticas e Metodologias voltadas ao Atendimento Educacional Especializado e a Sala de Recurso Multifuncional
    • Práticas e metodologias da linguagem e da matemática na educação especial (BNCC)
    • Função da escola na identificação e atuação com o público da Educação Especial
    • Práticas e Metodologias da história, Geografia e ciências na educação especial (BNCC)
    • Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental no contexto da educação especial
    • Transtornos do Neurodesenvolvimento
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Física
    • Pessoa com deficiência em sua integralidade: Terapia ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Integração Sensorial
    • Historia dos Direitos Humanos
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiência Intelectual
    • Práticas e Metodologias do Atendimento às/aos Famílias/Responsáveis
    • Neurociências e Aprendizagem
    • FTM do Ensino da pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD)
    • Fundamentos da Educação Ambiental
    • Estágio Supervisionado - Salas de Recursos Multifuncionais ou em APAES
    • Educação, Tecnologia e Cultura das Mídias
    • Tecnologias Assistivas e Acessibilidade
    • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da EJA
    • FTM do Ensino da pessoa com Deficiências Múltiplas
    • Afetividade e sexualidade na Educação Inclusiva
    • FTM do Ensino da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA
    • Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial
    • Estágio Supervisionado - Ensino Médio ou EJA no contexto da educação especial
    • Práticas e Metodologias da 10 Educação Física e arte na educação especial (BNCC)
    • Literatura na Educação Especial e Inclusiva
    • OPTATIVA Educação e o Direito das Crianças e dos Adolescentes Educação e Diversidade Cultural
    • Adaptações Curriculares e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
    • Projeto de Aplicação

Em conformidade com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), serão implementadas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira nos cursos de Graduação a partir do ano letivo de 2023 para novos alunos ingressantes. Sendo assim, há de se destacar os seguintes artigos:“Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”; e “Art. 9º Nos cursos superiores, na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações, previstas no ordenamento próprio para oferta de educação a distância. ”Portanto, há de se considerar que todos os cursos de graduação, mesmo na modalidade a distância, passarão a partir de 2023 ter 10% da sua carga horária de atividades de extensão a serem realizadas presencialmente em espaços diversos da sociedade. Essa atividade soma-se a presencialidade obrigatória também em estágios curriculares obrigatórios, práticas, avaliações e outras atividades previstas conforme a necessidade do seu curso e diretrizes e/ou regulamentações vigentes.

Dúvidas referente ao curso?

Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas

    Estudo flexível

    Uma formação flexível e o aprendizado individualizado que facilitam a integração dos estudos em sua vida agitada.

    Estude no seu tempo

    Você decide em qual ritmo estudar, podendo ser regular, intensivo ou superintensivo.

    Nossa Experiência

    Preparar os alunos com os mais recentes conhecimentos e habilidades, teóricas e práticas, necessárias para ter sucesso no competitivo mercado global de hoje.

    Tutoria Ativa

    100% Digital

    Polos e Unidades

    Consultar Localização

    A Faculdade Unina

    A Faculdade Unina está há mais de 10 anos atuando com o ensino a distância, desenvolvendo cursos e transformando vidas através da educação. Oferecemos aulas 100% on-line, com materiais em texto e videoaulas disponibilizadas em nossa plataforma de aprendizado, (ambiente virtual – AVA).

    Nota 4 MEC / ENADE

    Estude na instituição que é ênfase em Pedagogia do País!

    O que nossos alunos tem a dizer?

    Recomendações

    Inicie sua Inscrição