Desde 2014 atuo como docente no Curso de Pedagogia da Faculdade Unina, Membro do NDE, Coordenadora do Núcleo de Docentes e Pesquisadores (NDE) e do Programa de Extensão, sendo que os coordenadores da Faculdade Unina consideraram, para isso, minha experiência acadêmica como coordenadora de cursos, com docente no Ensino Superior por aproximadamente 20 anos e minha contribuição para a elaboração do PDI, PPI e PPC em outras instituições, bem como nos processos vivenciados de contatos com o Ministério da Educação para autorização, avaliação e reconhecimento de cursos. Toda a minha qualificação ocorreu na área da História, na Universidade Federal do Paraná. Minha dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado tiveram como objeto de pesquisa a história das mulheres, a primeira relacionada à etnia polonesa e a última à religiosidade beneditina. As duas foram parcialmente publicadas, mas já faz mais de 5 anos. Entre o Mestrado e Doutorado realizei pesquisas e publicações sobre Educação Secundária e história das mulheres escritoras em Curitiba, nos anos de 1930.
Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com revalidação pela Universidade de Évora (Portugal, 2007), e mestrado em Sociologia (Poder e Sistemas Políticos) pela Universidade de Évora (2010), com reconhecimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (Universidade de Évora, Portugal), com reconhecimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora independente e coordenadora da pesquisa sobre desigualdade social (Curitiba, Paraná, Brasil), projeto de pesquisa sob o título de Educação Intercultural e Migração forçada. É professora da Faculdade UNINA (Curitiba), desde agosto de 2014.
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Positivo (2005), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2009), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2014) e especialização em Inovação e Tecnologia na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente do curso de Educação Física e Pedagogia no Centro Universitário Autônomo do Brasil. A partir de julho de 2016 houve uma alteração no nome da pesquisadora – Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo.
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017), graduação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011), graduação em Pedagogia – Claretiano Centro Universitário (2016). É especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Gestão Escolar. Integra o grupo de pesquisa de financiamento da educação e valorização docente (NUPE – UFPR). Atualmente é professor do magistério superior e profissional do magistério – Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e desenvolve seu pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná (2020). Tem experiência na área de Educação na docência e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da educação, gestão educacional, indicadores educacionais, condições de oferta do ensino fundamental e valorização docente
Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Católica do Paraná (atual Pontifícia Universidade Católica do Paraná) (1974); Especialização em Formação de professores em educação a distância pela Universidade Federal do Paraná (2001); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009); Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuou como professora nomeada de História na Prefeitura Municipal de Curitiba (1972-2017). De 2014 a 2017 professora do Curso de Pedagogia da Faculdade São Braz. Desde 2018 Coordenadora do Curso de Licenciatura em História na Faculdade São Braz, atual Faculdade UNINA. Participa como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Histórica do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, integrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ENSINO DE HISTÓRIA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, educação histórica, história do Paraná, narrativa histórica, manuais didáticos, formação de professores e currículo.
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais; Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia. Com experiência em gestão, coordenação e docência na educação básica e docência no ensino superior. Professora de ensino superior, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial e integrante do grupo de docentes pesquisadoras/es do projeto de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Faculdade Unina, Curitiba/PR. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Exigibilidade do Direito à Educação da UFPR, ligado ao Núcleo de Políticas Educacionais. Atuação nos seguintes temas: políticas educacionais, direito à educação, educação infantil, organização do trabalho pedagógico na escola, planejamento e gestão da educação
Doutora em Educação na linha de Psicologia da Educação e Mestre em Educação na linha de Formação Pessoal e Social (ambos pela Universidade de Lisboa). Tese aprovada por unanimidade com Distinção e Louvor. Especialista em Psicopedagogia Clínica (PUC – Porto Alegre), Máster em Sexologia e Gênero (Instituto de Sexologia Al-Andaluz- Espanha) e Licenciada em Pedagoga (ULBRA- Porto Alegre). Atualmente é professora do curso presencial de Pedagogia e 2ª Licenciatura na Faculdade São Braz e professora tutora do Curso de Pedagogia EAD. Atua no assessoramento pedagógico de escolas com foco na formação continuada de professores e escrita de materiais pedagógicos. Com experiência no atendimento de grupos em situação de vulnerabilidade, elaboração de relatórios técnicos e plano de trabalho anual, pesquisa, elaboração e articulação de projetos sociais. Experiência como coordenadora pedagógica e como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública e privada e no exterior.