Menu

Menu Mestrado

Corpo Docente

Página Inicial  /  Grupo de Pesquisa  /  Corpo Docente

Prof.ª Dra. Wilma de Lara Bueno

Desde 2014 atuo como docente no Curso de Pedagogia da Faculdade Unina, Membro do NDE, Coordenadora do Núcleo de Docentes e Pesquisadores (NDE) e do Programa de Extensão, sendo que os coordenadores da Faculdade Unina consideraram, para isso, minha experiência acadêmica como coordenadora de cursos, com docente no Ensino Superior por aproximadamente 20 anos e minha contribuição para a elaboração do PDI, PPI e PPC em outras instituições, bem como nos processos vivenciados de contatos com o Ministério da Educação para autorização, avaliação e reconhecimento de cursos. Toda a minha qualificação ocorreu na área da História, na Universidade Federal do Paraná. Minha dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado tiveram como objeto de pesquisa a história das mulheres, a primeira relacionada à etnia polonesa e a última à religiosidade beneditina. As duas foram parcialmente publicadas, mas já faz mais de 5 anos. Entre o Mestrado e Doutorado realizei pesquisas e publicações sobre Educação Secundária e história das mulheres escritoras em Curitiba, nos anos de 1930.

Prof.ª Dra. Marli Pereira de Barros Dias

Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com revalidação pela Universidade de Évora (Portugal, 2007), e mestrado em Sociologia (Poder e Sistemas Políticos) pela Universidade de Évora (2010), com reconhecimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (Universidade de Évora, Portugal), com reconhecimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora independente e coordenadora da pesquisa sobre desigualdade social (Curitiba, Paraná, Brasil), projeto de pesquisa sob o título de Educação Intercultural e Migração forçada. É professora da Faculdade UNINA (Curitiba), desde agosto de 2014.

Prof. Dra. Alessandra Hendi dos Santos

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR). Especialista em Educação Matemática pelo Instituto de Formação e Gestão Educacional (IFGE-UNISANTA). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Tem suas pesquisas voltadas para a visualização e experiência matemática bem como suas contribuições no ensino e aprendizagem. Professora de matemática na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, atuando na formação de professores.

Profa. Dra. Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Positivo (2005), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2009), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2014) e especialização em Inovação e Tecnologia na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente do curso de Educação Física e Pedagogia no Centro Universitário Autônomo do Brasil. A partir de julho de 2016 houve uma alteração no nome da pesquisadora – Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo.

Prof. Dra. Daniela Gomes de Mattos Pedroso

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Possui graduação em Educação Artística – Licenciatura em Artes Plásticas – pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Psicomotricidade pela Fundação da Universidade Federal do Paraná. Professora de Ensino Superior. Atuou durante 15 anos como membro da equipe de Arte de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação – Curitiba. Possui 30 anos de experiência na Educação Básica. Autora do livro Poty: Murais Curitibanos, publicado em 2006. Autora de materiais didáticos das Editoras Positivo e Moderna. Atua principalmente nos seguintes temas: arte, artes visuais, educação e ensino de arte.

Prof. Dr. Eduardo Soncini Miranda

Pós Doutorando em Educação (UNICAMP). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2018). Mestre em Ciência Política (UFPR/2013). Graduado em bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (UFPR/2009). É pesquisador dos grupos PAIDEIA (UNICAMP), NEP (Núcleo de Estudos Paranaenses) e DIRPOL (Direito e Política), da UFPR. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições Políticas e Estudos Legislativos. Atualmente é Cientista Político da SM Consultoria e Professor/Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais (Faculdade São Braz). Email: eduardomiranda@ufpr.br

Prof. Dr. Marcus Quintanilha da Silva

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017), graduação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011), graduação em Pedagogia – Claretiano Centro Universitário (2016). É especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Gestão Escolar. Integra o grupo de pesquisa de financiamento da educação e valorização docente (NUPE – UFPR). Atualmente é professor do magistério superior e profissional do magistério – Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e desenvolve seu pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná (2020). Tem experiência na área de Educação na docência e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da educação, gestão educacional, indicadores educacionais, condições de oferta do ensino fundamental e valorização docente

Profª Dra. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Católica do Paraná (atual Pontifícia Universidade Católica do Paraná) (1974); Especialização em Formação de professores em educação a distância pela Universidade Federal do Paraná (2001); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009); Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuou como professora nomeada de História na Prefeitura Municipal de Curitiba (1972-2017). De 2014 a 2017 professora do Curso de Pedagogia da Faculdade São Braz. Desde 2018 Coordenadora do Curso de Licenciatura em História na Faculdade São Braz, atual Faculdade UNINA. Participa como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Histórica do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, integrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ENSINO DE HISTÓRIA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, educação histórica, história do Paraná, narrativa histórica, manuais didáticos, formação de professores e currículo.

Profa. Dra. Soeli Terezinha Pereira

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais; Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia. Com experiência em gestão, coordenação e docência na educação básica e docência no ensino superior. Professora de ensino superior, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial e integrante do grupo de docentes pesquisadoras/es do projeto de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Faculdade Unina, Curitiba/PR. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Exigibilidade do Direito à Educação da UFPR, ligado ao Núcleo de Políticas Educacionais. Atuação nos seguintes temas: políticas educacionais, direito à educação, educação infantil, organização do trabalho pedagógico na escola, planejamento e gestão da educação

Prof.ª Dra. Yara Rodrigues De La Iglesia

Doutora em Educação na linha de Psicologia da Educação e Mestre em Educação na linha de Formação Pessoal e Social (ambos pela Universidade de Lisboa). Tese aprovada por unanimidade com Distinção e Louvor. Especialista em Psicopedagogia Clínica (PUC – Porto Alegre), Máster em Sexologia e Gênero (Instituto de Sexologia Al-Andaluz- Espanha) e Licenciada em Pedagoga (ULBRA- Porto Alegre). Atualmente é professora do curso presencial de Pedagogia e 2ª Licenciatura na Faculdade São Braz e professora tutora do Curso de Pedagogia EAD. Atua no assessoramento pedagógico de escolas com foco na formação continuada de professores e escrita de materiais pedagógicos. Com experiência no atendimento de grupos em situação de vulnerabilidade, elaboração de relatórios técnicos e plano de trabalho anual, pesquisa, elaboração e articulação de projetos sociais. Experiência como coordenadora pedagógica e como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública e privada e no exterior.