Menu

Histórico

Histórico do Núcleo de Docentes e Pesquisadores (NDP)

A oferta de um curso de pós-graduação Stricto Sensu, sempre esteve no horizonte da Faculdade Unina e esse interesse tomou corpo a partir da adesão dos (das) docentes da instituição. A proposta se consolidou num projeto de Mestrado em Ensino, considerando a vocação institucional e também a qualificação dos (as) docentes que compõem esse grupo de trabalho.
Desde o princípio, esse projeto tem sido concebido com o propósito de atender os(as) profissionais da Educação Básica, visando a melhoria da qualidade do Ensino, a inclusão e a formação integral da pessoa humana, apoiada na relação fecunda entre docência, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento.
A elaboração desse Projeto de Mestrado em Ensino Unina, fundamenta-se, portanto também na história institucional que inicialmente, reuniu investimentos para a oferta do Curso de Pedagogia bem como esforços para a incorporação dos conceitos referentes à inclusão, diversidade, meio ambiente e tecnologias. Em sua trajetória, tendo como marco o ano de 2014, na nova sede no Bairro do Bacacheri (Curitiba), as propostas de trabalho e contratação de docentes sinalizaram para as possibilidades de um projeto de pesquisa/ensino interdisciplinar, envolvendo as várias áreas, cujos professores e professoras somavam experiências na rede de ensino básico, tanto na esfera pública quanto privada. Ao longo dos anos, foi sendo concretizada a formação de um grupo de profissionais, entre aposentados (as) e atuantes na Educação Básica, que compartilhavam fundamentos teóricos no campo da educação, metodologias de ensino, experiências na criação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) e do compromisso das várias áreas do conhecimento com a humanização, formação da cidadania, inclusão e conquista dos direitos humanos, uso das tecnologias, bem como a relação do Ensino com essas intenções.
O trabalho colaborativo em equipe tornou-se uma realidade entre os profissionais da Educação da Faculdade Unina e todo o conhecimento adquirido, ao longo de suas trajetórias profissionais, foi fundamental para a elaboração do Projeto de Mestrado em Ensino com o propósito de formar profissionais capacitados para o exercício da atividade docente e contribuir para a construção uma sociedade mais justa e igualitária.
Skip to content