Página Inicial / Grupo de Pesquisa / Linhas de Pesquisa
Ementa: Congrega todos os estudos e pesquisas relativos aos processos de formação inicial, de formação continuada e de formação permanente de professores (as) da Educação Básica e Superior, destacando as propostas que se fundamentam na Concepção de Educação como Direito Social e Subjetivo e que contemplam os processos dialógicos de aprendizagem, referendando as políticas públicas de formação emancipatórias e transformadoras. Estudos e pesquisas que buscam integrar a pluralidade e diversidade no campo do ensino (Filosofia, História, Língua Portuguesa, Sociologia, Psicologia, Política, Geografia, Matemática, Ciências da Natureza, Educação Física, Arte e Educação, entre outras), com seus fundamentos epistemológicos e metodologias de trabalho correspondentes, considerando com a questão das Políticas Públicas hegemônicas no Brasil, no campo da Formação de Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, buscando desenvolver e articular uma dimensão de omnilateralidade com ênfase na dimensão metodológica tendo em vista a prática social e a excelência do ensino na rede pública e privada.
Tópicos de abrangência e articulação com a Linha.
Ementa: Congrega os estudos e pesquisas sobre os fundamentos teóricos, diretrizes curriculares e práticas pedagógicas que se relacionam com o processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica, na perspectiva processual e da integração entre os níveis e modalidades de ensino. Estudos, pesquisas, saberes e conhecimentos que integram as dimensões da prática docente, com destaque para as novas propostas de metodologias inovadoras, para a compreensão das aprendizagens voltadas para a autodeterminação e para o protagonismo dos sujeitos aprendentes, com ênfase na apropriação dos conhecimentos socialmente acumulados e na apropriação pedagógica das tecnologias e didáticas digitais, em rede, híbridas ou autônomas.
Tópicos de abrangência e articulação com a Linha.