A partir das linhas de pesquisa presentes na Unina, contamos com Grupos de Pesquisa devidamente cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e regimentados sob a coordenação do NIPI (Núcleo de Incentivo à Pesquisa e Inovação). Esses grupos são a base para o desenvolvimento de atividades científicas e são fundamentais para a promoção da pesquisa em nossa instituição.
Todos os cursos de graduação da Unina estão vinculados a algum grupo de pesquisa, permitindo que estudantes e egressos tenham a oportunidade de se envolver em projetos inovadores e pertinentes. Nossos grupos são compostos por uma equipe colaborativa e interdisciplinar que inclui a participação ativa de alunos, ex-alunos e parcerias com outras Instituições de Ensino Superior (IES), tanto nacionais quanto internacionais.
Além disso, os grupos de pesquisa são liderados por professores altamente qualificados, com titulação de mestres ou doutores, que orientam e incentivam as atividades investigativas. Esse ambiente de colaboração e aprendizado permite que nossos estudantes não apenas desenvolvam suas habilidades acadêmicas, mas também se preparem para contribuir de forma significativa com a ciência e a sociedade.
A seleção de participantes nos Grupos é feita por meio de editais divulgados ao longo do ano. Para saber mais sobre esse processo, consulte a aba “editais”.
Apresentamos, a seguir, os Grupos de Pesquisa ativos na Unina:
Linha de Pesquisa I: Educação
Líder/es do Grupo de Pesquisa |
Nome do Grupo de Pesquisa |
Objetivo |
Me. Luis Gabriel Venancio Sousa (luis.gabriel@unina.edu.br)
Curso de Origem: Letras Português |
Educação e Tecnologia |
O grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos que discutam como as tecnologias incidem na sociedade contemporânea, relacionando-as ao contexto educacional. Tem como ancoragem teórica os estudos do filósofo Byung Chul-Han e os estudos dialógicos da linguagem, além de proporcionar discussões em conhecimentos transversais para atender a estudantes de cursos de licenciatura e outros interessados da Faculdade Unina. |
Dr. Arthur Aroha Kaminski da Silva (arthur@unina.edu.br)
Dra. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (coordenacaohistoria@unina.edu.br)
Cursos de origem: Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em História |
HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia |
O grupo de pesquisa “HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia” propõe uma abordagem transversal e multidisciplinar, visando atender (e integrar) pesquisas de alunos de graduações diversas da Unina, como as Licenciaturas em Artes Visuais, Educação Especial, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, e o Bacharelado em Teologia, entre outros. O grupo visa fomentar pesquisas de caráter de iniciação científica ancoradas em duas metas complementares: 1. que investiguem e contribuam para a divulgação de monumentos históricos que são portadores de narrativas locais e nacionais, explicitando as origens, significados e representações que esses monumentos expressaram e expressam em diferentes contextos históricos, de modo a contribuir para a constituição da consciência histórica de professores, jovens e crianças, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e envolvidos de forma empática com suas comunidades; 2. que investiguem produções do gênero narrativo de história em quadrinhos ou outras formas de narrativa visual, como caricaturas, ilustrações, charges, memes e suas já existentes e possíveis aplicações na representação e divulgação de monumentos históricos no ensino fundamental e médio. Objetiva-se ainda o incentivo da prática de experimentação e criação de narrativas visuais, tanto por professores quanto por alunos, como forma de potencializar o processo de ensino/aprendizagem. |
Esp. Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br)
Me. Gabrielle Mueller Gomes (gabrielle.muller@unina.edu.br)
Curso de origem: Letras Libras
|
Educação bilíngue para surdos |
Promover o conhecimento científico embasado na abordagem bilíngue para surdos, com foco na análise e proposição de metodologias de trabalho de letramento de surdos e elaboração de materiais didáticos e/ou recursos pedagógicos adaptados e inovadores. |
Dra. Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo (ana.leticia@unina.edu.br)
Curso de origem: Educação Física |
Atividades práticas em cursos de graduação na modalidade EaD |
O grupo tem como objetivo analisar como são realizadas e como podem ser estruturadas as atividades práticas dos cursos de Educação Física ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD). |
Formação de docentes para a educação básica: desigualdades, diferenças e o direito à educação |
Analisar o cenário atual da formação de docentes para a educação básica, com um foco específico na investigação das práticas e políticas de formação relacionadas à garantia do direito à educação para todas e todos. |
|
Me. Gustavo Thayllon França Silva (gustavo.thayllon@unina.edu.br)
Me. Cristina Klug
Dr. Anderson Minosso
Curso de origem: Educação Especial |
Práticas, metodologias e tecnologias aplicadas a educação especial na tessitura da inclusão. |
Investigar, desenvolver e disseminar práticas, metodologias e tecnologias inovadoras aplicadas à educação especial, com o propósito de promover a inclusão educacional e social de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, contribuindo para a construção de uma educação equitativa e acessível. Além disso, o grupo visa fomentar a reflexão crítica, a produção científica e a formação continuada de educadores e outros profissionais, consolidando a tessitura de uma sociedade mais inclusiva. |
Linha de Pesquisa II: Tecnologia, Sociedade e Negócios
Líder/es do Grupo de Pesquisa | Nome do Grupo de Pesquisa | Objetivo |
Me. Janine Donato Spinardi (janine@unina.edu.br)
Cursos de origem: Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Informática | Tecnologias Digitais, Trabalho e Sociedade | O grupo tem como objetivo produzir pesquisas de iniciação científica relacionadas ao contexto organizacional e à sociedade, com foco nas tecnologias digitais. Visa também, focar nas tecnologias da informação e comunicação que possam auxiliar as organizações e a sociedade na busca de maior qualidade tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Busca também, trabalhar com conhecimentos transversais para atender estudantes dos cursos tecnólogos da Faculdade Unina. |
Dr. Gustavo Silva Oliveira (gustavo.silva@unina.edu.br)
Curso de origem: Gestão do Agronegócio; Gestão de Cooperativas | Agronegócio e Sustentabilidade | O Grupo de Pesquisa “Agronegócio e Sustentabilidade” está comprometido com a excelência em pesquisa e inovação, reunindo professores, pesquisadores e estudantes interessados em explorar soluções sustentáveis para os desafios da produção agropecuária e da gestão organizacional. Nossa pesquisa se divide em duas vertentes: Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio, que investiga a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis na produção agropecuária e Gestão e Sustentabilidade Organizacional, que analisa estratégias para integrar a sustentabilidade em empresas e instituições, abordando temas como ESG, economia circular e governança responsável. Nosso objetivo é desenvolver conhecimento aplicado e soluções inovadoras que equilibrem crescimento econômico, conservação ambiental e impacto social positivo. |
Dra. Monika Fritz (talentos@unina.edu.br) –
Curso de origem: Processos Gerenciais e Recursos Humanos | Desenvolvimento Humano e Empreendedorismo | O grupo de pesquisas tem como objetivo promover o conhecimento científico baseado na área de planejamento estratégico, inovação, empreendedorismo, acessibilidade, diversidade, com foco na mudança organizacional e desafios enfrentados atualmente no ambiente empresarial. |
Me. Tieme Carvalho Nishiyama
Me. Tainá Reis Serafim
Me. Vanessa Reis de Oliveira Caetano
Curso de origem: Gestão Pública | Gestão Pública Municipal: Funções e atribuições | Promover o diálogo e a troca de experiências acerca dos principais temas relacionados à gestão pública municipal, tendo em vista a compreensão dos atores responsáveis, bem como suas competências em âmbito municipal a fim de ampliar o conhecimento e análise crítica de todos os participantes envolvidos no grupo de maneira a contribuir com sua formação, profissional e social. |
Me. Luciane Silva Franco (luciane.franco@unina.edu.br)
Curso de origem: Gestão Financeira | Tecnologia em Economia e Negócios | A proposta do grupo visa preencher uma lacuna existente na produção de conhecimento relacionada à interseção entre inovação tecnológica, desenvolvimento econômico, inclusão e desigualdade social. É importante reconhecer a importância de entender como a inovação tecnológica afeta a dinâmica econômica e a competitividade empresarial, além do seu impacto na inclusão de grupos sociais e na redução da desigualdade. Destaca-se a necessidade de compreender como as tecnologias podem ser aproveitadas para criar oportunidades mais equitativas de participação na economia, promover o acesso igualitário a recursos e serviços, e reduzir as disparidades socioeconômicas. |
Me. Bianca Dantas do Nascimento (bianca@unina.edu.br)
Me. Geovana Ezequieli de França (geovana@unina.edu.br)
Curso de origem: Administração | Gestão da informação, conhecimento e tecnologia | Promover estudos, debates e produções acadêmicas sobre os conceitos e aplicações da gestão da informação, gestão do conhecimento e tecnologias com foco na interdisciplinaridade e nas práticas organizacionais. O grupo visa fomentar a reflexão crítica e o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da aprendizagem, da tomada de decisão e da organização de saberes e do uso das tecnologias nas práticas organizacionais. Destinado a estudantes de cursos de bacharelados e tecnólogos da Faculdade Unina. O grupo de estudo buscar ofertar um espaço que possibilite trocas e aprofundamentos que contribuam para a aprendizagem teórica e prática, envolvendo abordagens da gestão da informação e do conhecimento. A sociedade contemporânea está cada vez mais baseada no conhecimento e na informação como ativos estratégicos. A gestão eficaz desses recursos é essencial para aprimorar processos de tomada de decisão em empresas e instituições acadêmicas. Também, maximizar a eficiência na criação, armazenamento e disseminação do conhecimento. Além disso, garantir a segurança e confiabilidade da informação, prevenindo perda de dados e desinformação. A criação deste grupo de pesquisa representa um passo estratégico para a produção de conhecimento inovador, com impactos diretos na academia, no mercado e na sociedade. No contexto acadêmico, visa contribuir para que os estudantes desenvolvam competências que os permitam a acessar, interpretar e organizar informações de maneira crítica e eficaz
|
Dra. Ana Paula Fliegner dos Santos (ana.paula@unina.edu.br)
Curso de origem: Serviço Social | Direitos Humanos e Justiça Social: Desafios e Perspectivas no Serviço Social | O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre a efetivação dos Direitos Humanos e da Justiça Social no contexto do Serviço Social, analisando desafios e estratégias para a garantia de direitos e enfrentamento das desigualdades. Busca-se compreender o papel do assistente social na defesa de populações vulneráveis, como mulheres, crianças, idosos, pessoas em situação de rua e comunidades marginalizadas. Além disso, o grupo pretende produzir conhecimento crítico sobre a relação entre políticas públicas, desigualdade social e acesso a direitos, promovendo debates, eventos acadêmicos e publicações científicas. |
Teologia para o Brasil do século XXI | Pesquisar e produzir acerca da realidade e das necessidades do Brasil contemporâneo à luz da Bíblia | |
Esp. Cristiano Linhares
Curso de origem: Segurança Pública; Segurança no Trabalho | Direito Fundamental à Segurança: Perspectivas Interdisciplinares | Investigar o direito fundamental à segurança a partir das perspectivas da segurança pública e da segurança no trabalho, promovendo a articulação entre os dois campos para ampliar a compreensão teórica e prática sobre o tema. |