POR QUE EU DEVO ME ADAPTAR À PANDEMIA?

Por Que eu Devo me Adaptar à Pandemia?

Recursos on-line ganham destaque nas instituições de ensino e no mercado de trabalho. 

O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia, causada pela COVID-19

Com o número de infectados  aumentando, viu-se a necessidade de iniciar um distanciamento social, a fim de combater a propagação do vírus.
Essas determinações de prevenção seguem valendo até hoje, sendo proibido aglomerações e indispensável o uso de máscaras e álcool em gel.   😷 

Disso tudo você já sabe e deve estar seguindo direitinho, não é mesmo?  

Então…

POR QUE EU DEVO ME ADAPTAR À PANDEMIA? 

Neste texto, vamos lhe contar como as empresas e instituições de ensino se adaptaram a essa nova realidade de distanciamento e atividades remotas.   

Assim, você não fica para trás e se adapta também. 😊 

Vamos lá? 

O IMPACTO DA PANDEMIA NAS EMPRESAS

Como dito antes, a pandemia teve um impacto significante no nosso dia a dia. 

Trabalhos e procedimentos passaram a ser feitos de forma remota.

Universidades presenciais e até escolas de nível básico e fundamental tiveram que aderir ao ensino a distância.   

O mercado passou a exigir profissionais com capacidades para trabalhar em casa. Por esse motivo, quem não tinha facilidade com a tecnologia precisou aprender para não perder espaço nas empresas.  

Com o home office o trabalho é feito em casa, otimizando o tempo, sem correr riscos, ajudando a empresa e outras pessoas, uma alternativa que continua sendo usada pelas empresas até hoje. 

O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Na educação, podemos destacar dois públicos que sofreram impactos com a pandemia. De um lado, estão os profissionais e instituições de ensino, sendo eles: professores, tutores, orientadores, mentores, escolas, universidades, dentre outras.

Já do outro, são aqueles que estão em processo de aprendizagem, ou seja, os estudantes. Ambos os lados tiveram que se adaptar às mudanças. Para quem ensina, uma câmera se tornou uma ferramenta indispensável na produção de uma aula.

Já para quem precisa receber e assistir o conteúdo produzido pelo professor, ter um computador ou até um smartphone se tornou essencial.     

Em 2020, vimos o ensino a distância – EaD- ganhar força.

Até o governo, que se mostrava resistente em aceitar o EaD na educação de base e no fundamental, viu a necessidade da implantação de um sistema de educação on-line.   

No ensino superior, os números de matrículas em EaD já eram maiores que em cursos presenciais em 2019.

Mas, com a pandemia, até instituições que ofertavam apenas o ensino presencial, tiveram que aderir ao ensino a distância para continuar atuando.  

“Econômica, conveniente, enriquecedora e inclusiva, a EAD, com milhares de educadores brasileiros já experientes com sua produção e operação é, sem dúvida, solução eficaz para reduzir os aspectos mais negativos de um distanciamento social obrigatório”. Disse Fredric Michael Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância-ABED. 

A TECNOLOGIA AO NOSSO FAVOR

A imprensa mundial aponta a educação a distância como alternativa e meio para que escolas e universidades possam continuar a desempenhar seu trabalho por meio das tecnologias.

Vários veículos, tanto do Brasil como de fora do país, vêm mostrando a necessidade, agora em especial, em se adequar a realidade que estamos enfrentando. 

Não temos certeza de quando as coisas voltarão ao normal, mas sabemos que muitas mudanças vieram para ficar.  

Temos a tecnologia ao nosso favor e devemos aproveitar todas as oportunidades possíveis para aprender em meio ao isolamento e, assim, garantir o nosso espaço no mercado de trabalho. 

“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.” – Charles Darwin

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Mais
Publicações
POR QUE EU DEVO ME ADAPTAR À PANDEMIA?

Por Que eu Devo me Adaptar à Pandemia?

Recursos on-line ganham destaque nas instituições de ensino e no mercado de trabalho.  O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia, causada pela COVID-19 Com o número

Eduardo Socini Miranda

Doutor em ciência política. Graduado em Ciências Sociais, pesquisador,
cientista político, assessor parlamentar, professor e coordenador do Curso
de Licenciatura em Ciências Sociais na Faculdade Unina.