fbpx
Pedagogo

Saiba Como Escolher a Pós certa Para sua Carreira na Educação!


A pós-graduação é uma das formas mais aconselhadas para subir degraus importantes na carreira. Para o profissional da educação, não é diferente: quanto mais capacitado for, mais chances surgem para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental que alguns passos sejam considerados na hora de escolher a pós-graduação ideal. Verifique quais são eles:

 

Pesquise o máximo possível

 

Os centros de estudos oferecem inúmeras opções de pós graduação, para diversas áreas e interesses. Exatamente por isso, é que a pesquisa se faz necessária para decidir o que realmente condiz com seu presente e futuro profissional. Anote as dicas:

  • Amplie sua visão sobre o que é possível fazer na sua área: saiba tudo o que um profissional como você pode executar e onde pode trabalhar, com as pós oferecidas;

  • Não esqueça do salário: é essencial saber qual será o impacto financeiro da pós em sua carreira. Priorize seus objetivos, e entenda quais serão as mudanças positivas futuramente;


Considere instituições conceituadas

 

Ao buscar universidades e instituições de ensino, considere primeiramente as conceituadas na área da educação. Com isso, observe também se a pós ofertada é reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação.

 

O Ministério da Educação é o órgão responsável por garantir elegibilidade nacional aos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado oferecidos no país. Portanto, é de extrema importância que a pós escolhida seja reconhecida pelo MEC para que seja possível considerá-la em seu currículo docente.

 

Escolha o tema mais apropriado para a sua área

 

Expanda os horizontes ao pesquisar sobre os temas dentro da educação. Além da área contar com inúmeras opções, ainda há a possibilidade de se destacar ao escolher um tema pouco explorado por outros profissionais. Veja algumas dicas:

  • Conheça suas preferências: faça anotações sobre o que gosta sobre seu trabalho e o que gostaria de fazer, a longo prazo;

 

  • Organize as ideias: na mesma lista, dê uma ordem de prioridade para cada atividade escolhida;

 

  • Escolha apenas a que suprir suas necessidades: tente não ser tão abrangente na hora da escolha, para não se confundir ao escolher sua pós-graduação.

 

Dedique-se integralmente ao curso, afinal, cursar uma pós-graduação é um grande diferencial para sua carreira profissional. Para que o processo fique mais simplificado, tente adaptar sua rotina de estudos ao seu ambiente atual de trabalho.

 

Dessa forma, é possível aumentar o aproveitamento e a execução de tarefas em ambos.

 

Para o profissional da educação, isso é ainda mais comum, já que trabalham em ambiente escolar. Entretanto, se a rotina ficar complicada para cumprir os horários de estudo, há sempre a possibilidade de considerar o EAD – ensino à distância.

 

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem a modalidade, facilitando a vida do profissional que deseja aumentar suas chances no competitivo mercado da educação. Portanto, siga as recomendações listadas e comece agora mesmo a investir no futuro de sua carreira. E, para complementar a busca, verifique quais são as opções que a Unina oferece para dar aquela acelerada na vida profissional e conquistar a sua pós-graduação.

Compartilhe Conhecimento:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais
Publicações

Eduardo Socini Miranda

Doutor em ciência política. Graduado em Ciências Sociais, pesquisador,
cientista político, assessor parlamentar, professor e coordenador do Curso
de Licenciatura em Ciências Sociais na Faculdade Unina.