fbpx
Tecnologos

O Curso Tecnólogo é Realmente um Curso Superior?

Nos últimos anos, temos visto surgir cada vez mais cursos tecnólogos em várias instituições de ensino, e isso não é por acaso. O curso tecnólogo tem vários benefícios que realmente atraem as pessoas que ainda não puderam fazer um curso superior, ou que estão pensando em mudar de carreira.

Mas, aí, surge a dúvida: tecnólogo é realmente um curso superior? A validade dele é a mesma? Poderei atuar normalmente na minha área de formação? Meu diploma será válido para fazer cursos de especialização? Vamos, então, saber mais sobre os cursos tecnólogos?

  • O que é um curso tecnólogo?

Os cursos que ganham a classificação de tecnólogos são aqueles que foram pensados e estruturados com base na demanda do mercado de trabalho de uma determinada área, por isso, o tempo de realização deles costuma ser entre 2 e 3 anos, a depender do seu campo de conhecimento.

Além disso, por haver esse alinhamento com as exigências reais do mercado de trabalho, os cursos tecnólogos, ou curso superior de tecnologia, como também são conhecidos no campo da educação, contam com muitas disciplinas que têm como base fundamentos práticos, justamente para preparar mais rapidamente profissionais para uma área específica de atuação.

Se a sua intenção é se formar em menos tempo e ingressar no mercado de trabalho rapidamente, aquela é a melhor opção de você fazer um curso de graduação. Além disso, algumas pesquisas especializadas no segmento apontam que os cursos tecnólogos têm uma taxa de empregabilidade acima de 90%. Nada mau, não é mesmo?

  • O curso tecnólogo é um curso superior?

E a pergunta que não quer calar é justamente esta: Os cursos tecnólogos têm o mesmo valor de um curso superior? E a resposta é sim, os cursos tecnólogos valem da mesma forma que um curso superior de maior duração, apenas o seu funcionamento e a sua estruturação são diferentes.

Por exemplo, para se ingressar num curso tecnólogo, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e prestado todos os exames propostos pela instituição de ensino superior.

O que não pode ser ignorado, enquanto você estiver procurando seu curso tecnólogo, é o credenciamento e os registros da instituição de ensino que está oferecendo esse curso. Os centros de educação superior precisam atender a certos requisitos, para que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos superiores, independentemente de serem tecnólogos ou não, só têm o diploma válido com o devido registro no Ministério da Educação. Em outras palavras, a instituição de ensino deve ser credenciada e reconhecida como centro de educação superior por esse Ministério.

  • Quais são as áreas dos cursos tecnólogos?

Os cursos tecnólogos concentram-se em 13 eixos tecnológicos, sendo que cada eixo tecnológico contém uma grande gama de cursos oferecidos, a saber:

  • Segurança;
  • Recursos Naturais;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Ambiente e Saúde
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;

  • Produção Industrial;

  • Apoio Escolar;

  • Controle e Processos Industriais;

  • Hospitalidade e Lazer;

  • Gestão e Negócios.

Todos esses eixos enumerados, desde que contenham o diploma devidamente reconhecido pelo MEC, dão direito à continuidade aos estudos em diversos níveis de especialização.

CURSOS TECNÓLOGOS EAD

A Faculdade Unina oferece o cursos Tecnólogos na modalidade EaD, perfeitos para quem busca praticidade nos estudos. Com professores especializados, ambiente de estudos on-line, materiais de qualidade e uma equipe de tutores de prontidão para te atender!
Clique no botão, conheça os cursos e forme-se em 2 anos!

Compartilhe Conhecimento:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais
Publicações

Eduardo Socini Miranda

Doutor em ciência política. Graduado em Ciências Sociais, pesquisador,
cientista político, assessor parlamentar, professor e coordenador do Curso
de Licenciatura em Ciências Sociais na Faculdade Unina.