Menu

Produções Científicas

Fomento à produção e à divulgação científica

Dentre os pilares que regem a política de ensino da Faculdade Unina está o incentivo e fomento à produção e à divulgação científica. Com objetivo de inserir o ex-estudante no cenário científico, a instituição oferta, ao longo de cada ano, eventos cuja temática contemple a ciência em seus diversos âmbitos. Além disso, disponibiliza aos estudantes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação dois canais para publicação de produções científicas.

A seguir, descrevemos cada um desses eventos/canais:

1. Semana das Graduações

Realizada no primeiro semestre de cada ano letivo, a Semana das Graduações proporciona discussões, por meio de palestras, a respeito de temáticas específicas escolhidas para o evento.

Cabe salientar que o evento é gratuito e com certificado para os participantes.
A cada ano, são convidados professores brasileiros renomados para ministrar as palestras, além da participação de professores mestres e doutores da própria instituição. Dentre os nomes que já participaram do evento estão: César Nunes; Mário Sérgio Cortella; Luiz Felipe Pondé; Marcelo Tas, dentre outros.

2. Semana Científica

A Semana Científica é um evento anual, que acontece sempre no segundo semestre de cada ano. O evento tem o intuito de proporcionar palestras sobre temáticas científicas e discutir o que se tem produzido epistemologicamente no cenário nacional. Ademais, alunos egressos de cursos de graduação têm a oportunidade de apresentar suas pesquisas de conclusão de cursos para a comunidade acadêmica.  
O evento é gratuito e com certificado para os participantes. 

3. Semana Empresarial Unina

A Semana Empresarial Unina é um evento semestral, cujo objetivo é trazer discussões sobre empregabilidade e mercado de trabalho a alunos e ex-alunos de cursos de graduação e pós-graduação.  
Profissionais renomados do ramo empresarial são convidados para ministrar palestras ao longo do evento.
O evento é gratuito e com certificado para os participantes. 

4. Boletim Informativo

O Boletim da Faculdade Unina (Boletim Unina) tem como objetivo ser um veículo de comunicação entre professores, alunos e funcionários da Instituição, disponibilizando trabalhos produzidos pelo corpo docente, discente, bem como reflexões elaboradas pelos integrantes da rede Unina. Ao mesmo tempo que pretende divulgar o conhecimento científico, tem como finalidade compartilhar experiências e reflexões no âmbito da interdisciplinaridade, abarcando contribuições diversas enviadas pelas pessoas interessadas. 
Nesse sentido, a partir das questões do cotidiano e de problemas atuais, são criadas as temáticas como fio condutor das reflexões e produções textuais para o Boletim. Desse modo, para cada publicação, escolhe-se uma nova temática a partir das propostas apresentadas pelos professores, pesquisadores e colaboradores da Faculdade Unina. Insere-se, ainda, como um dos objetivos do periódico, divulgar os programas e eventos da Instituição a todas as unidades/polo dos cursos presenciais e na modalidade EaD, bem como à comunidade que constituem o foco de interesse institucional. O Boletim Unina é uma publicação on-line e sua periodicidade é semestral.

5. Revista REUNINA

A Faculdade Unina tem a sua própria revista científica, a REUNINA, cujo objetivo é divulgar pesquisas e socializar a produção acadêmica e científica da Faculdade UNINA e de seu Programa de Pós-graduação – que reúne o Curso de Mestrado em Educação (o Mestrado está em processo de desenvolvimento institucional a ser credenciado) e os demais e diversos Cursos de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu) –, integrando a produção de conhecimentos avançados com a formação para a investigação científica dos cursos de Graduação, bem como articulando as pesquisas e práticas das atividades de Extensão Universitária.
Além disso, visa ainda acolher pesquisas e estudos de outras entidades ou instituições científicas do Brasil e do Exterior, num percurso de permutas, de trocas e de orgânico intercâmbio de produções de conhecimentos e de inovações institucionais e produtivas, de práticas investigativas e de projetos de integração social. 
Os egressos têm, por meio da REUNINA, a oportunidade de divulgar suas produções e ter acesso a outras pesquisas científicas.
Skip to content