Menu

Você sabe o que é Iniciação Científica? 

A IC, como é conhecida, é voltada a alunos de graduação que desejam desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento.

Você sabia que há muitos programas complementares a sua formação acadêmica?

Ao longo da sua jornada acadêmica, são realizados diversos eventos e propostos programas específicos que vão te preparar não apenas para o mercado de trabalho, mas para uma gama de atuações além do previsto ou conhecido. 

Dentre esses programas, estão aqueles relacionados a pesquisas científicas, como a Iniciação Científica.

A IC, como é conhecida, é voltada a alunos de graduação que desejam desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento.

Essa pesquisa é acompanhada por um professor experiente, que vai orientar o estudante ao longo do período de estudos.  

Dentre as vantagens de participar da Iniciação Científica estão:  

  • Receber bolsa auxílio durante o período de realização da pesquisa;  
  • Desenvolver habilidades básicas, como escrita e investigação, que podem ser úteis para a sua vida profissional futura; 
  • Aprimorar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de leitura analítica de dados. 
  • Participar de eventos científicos, conhecendo outros projetos e pesquisadores, ampliando as relações e visão de mundo acadêmico/profissional. Um diferencial para se destacar no mercado de trabalho altamente competitivo. 
  • Pontuação para concorrer ao Prêmio Carolina Maria de Jesus, como melhor estudante do seu curso e, consequentemente, ganhar bolsa de pós-graduação (100%) na Faculdade Unina. 
  • Experiência para seguir carreira acadêmica, em programas de Mestrado e Doutorado.

Na Faculdade Unina, os projetos são propostos com temáticas transversais, isto é, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e sua transformação.

Cada projeto de Iniciação Científica tem duração de um ano, período em que o estudante encontra seu professor orientador para desenvolver a sua pesquisa materializada em artigo científico.

Ao final desse processo, o estudante tem seu trabalho divulgado nos veículos de publicações científicas da Instituição e para toda a comunidade acadêmica.

Além disso, o estudante participa de eventos científicos internos e externos à Faculdade Unina, vivenciando experiências enriquecedoras para a sua formação acadêmica.  

A Unina conta com macro grupos de pesquisa, dos quais as investigações científicas são extraídas: 

  • Educação 
  • Sociedade, Tecnologia e Negócios 

A partir desses grupos, o corpo docente da Instituição propõe investigações específicas para serem desenvolvidas em conjunto com o estudante participante.

Atualmente, temos pesquisas em desenvolvimento em: formação de professores de Língua Portuguesa; atividades práticas em cursos de Educação Física: ações de sustentabilidade das empresas na sociedade: educação histórica, manifestações religiosas e lugares de pedagogia. 

Ficou interessado em fazer Iniciação Científica? Quer saber quais serão os projetos propostos para 2024? Entre em contato com o seu professor-tutor! 

Nos vemos na Iniciação Científica? 

Tópicos