Menu

Quando pensamos em ingressar na faculdade, é possível que a opção de cursar na modalidade a distância passe pela nossa cabeça. Afinal, a graduação a distância é a melhor opção de ensino para quem precisa de flexibilidade e valores acessíveis. Porém, existe a dúvida: O diploma do curso EaD é igual ao do presencial?  

 

Se você já teve, ou ainda tem, essa dúvida, este artigo vai contar-lhe tudo o que você precisa saber sobre a regulamentação dos cursos EaD pelo Ministério da Educação (MEC).  

Vamos lá! 

 

Falar de educação a distância parece algo novo, que existe há pouco tempo no Brasil, mas não é bem assim. A modalidade obteve respaldo legal para ser realizada, em 20 de dezembro de 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação  – Lei nº 9.394, ou seja, já são mais de duas décadas de existência.  

 

Toda a sua implementação foi pautada por um planejamento que garantisse um alto nível de ensino. Dessa forma, o Decreto nº 5.622, de 20 de dezembro de 2005, estabeleceu a “política de garantia de qualidade dos variados aspectos ligados à modalidade de educação a distância”, como o credenciamento institucional, a supervisão, o acompanhamento e a avaliação. Tudo isso harmonizado com padrões de qualidade enunciados pelo Ministério da Educação.  

 

Só para você ter uma ideia, uma instituição de ensino superior precisa apresentar muita documentação e passar por um rigoroso acompanhamento, para ser credenciada a oferecer cursos de nível superior a distância. E esse acompanhamento se repete a cada novo curso criado pela instituição. Com isso, não só a faculdade precisa ser credenciada, mas também cada curso ofertado.  

 

Mas, afinal, o diploma do curso Ead tem o mesmo valor que o do presencial?  

Sim! Ambos possuem o mesmo peso. 

 

Vale ressaltar que a avaliação do MEC para os cursos EaD é a mesma que é aplicada aos cursos presenciais, com os mesmos critérios e igual grau de exigência. Sendo assim, não há diferença nos diplomas emitidos na modalidade presencial ou a distância.  

 

Podemos destacar, também, que nos diplomas não constam informações sobre a modalidade cursada, ou seja, não estará escrito no seu diploma se você cursou presencialmente ou a distância. Nos dois casos, o diploma terá a mesma validade para o mercado de trabalho.  

 

Se você tinha dúvidas sobre qual modalidade escolher, essas informações podem dar aquela “forcinha” de que você precisava para se decidir. O diploma EaD tem o mesmo peso que o do presencial.  

 

Se você ainda tem dúvidas sobre qual graduação escolher, ou precisa de mais motivos para fazer um curso a distância, visite os outros artigos do nosso blog. Esperamos que esses materiais possam auxiliá-lo nessa escolha.  

Até breve!