A sociedade tem mudado rapidamente. Com o advento da internet e das novas tecnologias, as gerações são cada vez mais diferentes. Quem nasceu na década de 1980 ou 1990 é bem diferente das primeiras crianças do século XXI. Estas, por sua vez, são totalmente diferentes das que vieram apenas 5 ou 6 anos depois. Diante disso, o professor não pode ficar ultrapassado.

Neste artigo, vou falar da importância da atualização constante da formação do educador, a famosa formação continuada. Vem comigo!

• O que é a formação continuada?

Atualmente, uma graduação não é o suficiente para o educador. Se você quer ser um bom professor, precisa estar em constante mudança. A formação continuada é exatamente isso: o aperfeiçoamento constante das suas habilidades profissionais. Tópicos como tecnologia, o contexto social do estudante, a cultura dos dias de hoje e até a socialização dos alunos são abordados nesses cursos.

As informações que vão influenciar os estudantes vêm da internet. Por isso, você, como profissional da educação, deve estar em constante contato com o meio virtual. O mais importante desse contato é saber utilizá-lo na construção do conhecimento do aluno. Atualizar sua formação te dá as ferramentas necessárias para fazer isso.

• Importância da formação continuada

Independentemente do mercado no qual você atue, estar atualizado é obrigatório. Saber usar as novas tecnologias para a sua atividade profissional é um diferencial valioso. Em poucos anos, alguém que não conheça as redes sociais será raridade e um profissional pouco requisitado. Para ter sucesso na carreira, você deve estar antenado às novidades.

Os resultados da sua atualização constante podem ser sentidos por todos. Dentro da sala de aula, o ambiente se torna muito mais amistoso. Ao investir na sua formação continuada, você está se dispondo a entender o seu estudante e seus problemas. Com isso, você abre as portas para uma comunicação muito mais eficiente e passa a detectar facilmente a origem das dificuldades deles.

Com esse maior contato, você pode construir o conhecimento junto dos estudantes, falando “a língua deles”. Ao conhecer os problemas e dificuldades dos jovens que você ensina, você saberá qual caminho seguir para obter êxito na sua missão de ensinar. A qualidade das suas aulas vai aumentar assim como sua taxa de aprovação.

Compreendendo a realidade na qual os estudantes vivem, você saberá como eles aprendem. Assim, poderá desenvolver uma didática mais dinâmica com o objetivo de engajá-los. Enquanto isso, aquele professor que opta apenas pela formação básica terá muito mais dificuldade para desenvolver as mesmas metodologias de ensino e de alcançar os mesmos resultados que você.

Por fim, você estará em constante contato com as atualidades. Isso não é importante apenas para professoras de história, mas para todos os docentes. Conhecendo as atualidades que permeiam as discussões e a vida social dos jovens, você saberá direcionar sua aula a eles. Além disso, a formação continuada te mostra como se adaptar aos novos cenários educacionais.

• Desafios

Ao procurar por uma atualização na sua formação, você pode se deparar com alguns desafios. Falta de tempo, de estrutura e incentivo são os principais. No caso dos dois primeiros, aconselho que você procure cursos em faculdades que se adéquem à sua rotina ou aulas on-line. Para o terceiro, devo dizer que as escolas e universidades estão procurando profissionais atualizados e com boa didática.

Espero que este artigo tenha ajudado e que você tenha entendido a vantagem de investir na sua formação. Para mais conteúdo sobre educação, mercado e assuntos que você possa gostar, acesse o nosso blog!