Menu

DESCOMPLICA, UNINA!: ENTENDENDO O ADVÉRBIO – PARTE 2

Na última publicação do “Descomplica, Unina!”, aqui no blog, visitamos um outro “país”, que tem uma relação muito forte de diplomacia com o “País Verbo”: o “País Advérbio”.

Mas, antes de darmos continuidade ao tema, gostaria de lembrá-lo(a) de que estamos passeando pelo “Planeta Gramática”. Nesta página do blog, já visitamos muitos “países” interessantes, por isso convido você a embarcar nessa viagem conosco e também a dar uma lida nas outras publicações.

Hoje o país a que estamos dando continuidade é o “País Advérbio”. Nele habitam os termos que podem modificar o adjetivo, outro advérbio e, principalmente, o verbo. Os habitantes desse país indicam circunstâncias. Eu gosto de chamá-los de marcadores, pois eles registram, marcam, por exemplo, como, quando, em que lugar uma ação aconteceu, acontece ou acontecerá. Eles são conhecidos também como termos acessórios, pois temos a opção de usá-los ou não, a retirada deles não tira o sentido de uma oração (frase), mas o uso deles pode modificá-la, criando circunstâncias.

Na publicação anterior, vimos como eles são usados e os tipos mais comuns de advérbios. Hoje o nosso foco ficará na flexão dos advérbios e na locução adverbial.

Flexão adverbial:

Os advérbios são invariáveis, eles não sofrem flexão em relação ao gênero (feminino/masculino) e ao número (singular/plural), mas, em relação ao grau, sim. Daqui a pouco, entraremos nesse assunto.

Observe os exemplos em relação ao gênero e ao número:

Dando continuidade à flexão adverbial, vamos ver agora os graus do advérbio, que são: comparativo e superlativo. 

No grau comparativo, o advérbio pode indicar uma relação de igualdade, inferioridade ou superioridade.

Verifique os exemplos:  

Acompanhe os seguintes exemplos: 

Depois da flexão dos advérbios, vamos dar continuidade ao assunto com as locuções adverbiais. 

Essas expressões são formadas por dois ou mais termos que exercem a função de advérbio. Elas também são classificadas de acordo com as circustâncias que exprimem. 

Observe alguns exemplos: 

Verifique, agora, algumas locuções adverbiais e suas classificações. 

Espero que você tenha “descomplicado” sobre o advérbio. Na próxima publicação do “Descomplica, Unina!”, daremos continuidade à análise das classes gramaticais. 

Até o próximo… 

Gostou? Ficou com dúvidas? Quer sugerir outros temas? Entre em contato com o setor do Prolac, o Programa de Letramento Acadêmico da Faculdade Unina: prolac@unina.edu.br 

Texto escrito pela professora: Carla Emanuelle Sanches. 

Tópicos