No último texto postado da nossa série “Como ser um bom leitor”, você viu quais são os cuidados que você precisa ter na pré-leitura de um texto.
Quer lembrar quais são essas dicas? Clique aqui!
E no texto que finaliza a nossa série, você vai ver quais são os tipos de leitura possíveis ao você se deparar com um texto!
Fonte: Pixabay (2020)
Leitura Exploratória
A leitura exploratória é aquela que você faz investigando o que há de primordial no texto.
Assim, quando você iniciar uma leitura e não estiver entendendo nada é: leia até o fim. O foco inicial da leitura é você conseguir entender qual é a ideia central do texto. A partir disso, você vai conseguir explorar as outras ideias secundárias relacionadas à principal.
Leitura Analítica ou Interpretativa
Esta é a leitura mais complexa, porque é nela que o seu conhecimento de mundo, linguístico (aqueles relacionado à gramática) estarão presente.
Nesta leitura, no que tange à gramática, é primordial que você saiba pontuação, crase e ambiguidade, por exemplo. São dois quesitos gramaticais que podem mudar completamente a interpretação do que está escrito. Veja o exemplo a seguir:
Pontuação:
- “Não vai ter copa”. “Não, vai ter copa”. (Repare que as duas orações têm sentido diferente apenas por causa da inserção da vírgula depois do “não”. Na primeira, afirma-se que não existirá copa; na segunda, há uma negação da resposta e a afirmação de que haverá a copa. Debate muito aflorado durante a preparação da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
- “Vamos comer gente?”. “Vamos comer, gente?” (Na primeira, você é um canibal que como pessoas; na segunda, você está convidando as pessoas para irem comer alguma coisa. Consegue perceber a importância da vírgula para a construção de sentido de um texto?)
Crase:
- À tarde, ficava feliz com a sua chegada. (Nesta oração, “à tarde” exerce a função de tempo, ou seja, alguém fica feliz com a sua chegada apenas no período da tarde.)
- A tarde ficava feliz com a sua chegada. (Neste caso, “a tarde” – sem crase – exerce a função de substantivo, isto é, é exatamente ela quem fica feliz com a sua chegada, independentemente, do horário que não está descrito.)
Ambiguidade:
- “Vi o gato do seu irmão.” (Repare que, devido à oração não ter um contexto, não sabemos se a palavra “gato” refere-se a um elogio ao irmão da pessoa ou ao animal que o irmão da pessoa tem.
Questões como estas são essenciais para que você consiga fazer uma interpretação correta de um texto. Fique atento! O programa de Nivelamento da Língua Portuguesa, da UNINA, apresenta essas questões com mais detalhes, confira lá na sua plataforma!
Leitura Crítica
É aquela leitura que engloba todas as outras que você consiga diferenciar a intenção do autor com o texto e o que você tem de crítica.
A leitura crítica é você aliar a compreensão do texto e a sua interpretação dele.
Nesse sentido, para fazer uma leitura crítica, você analisa, concorda, discorda, relaciona a outros exemplos etc.
Ao ler um artigo científico, por exemplo, você deve ficar atento a alguns quesitos que podem ajudá-lo a interpretar o texto: identificar o objetivo geral e os objetivos específicos; qual a metodologia utilizada; quais os teóricos presentes; e, principalmente, qual a análise dos dados e a ideia defendida pelo autor.
Outras questões que podem guiar a sua leitura são:
Perguntas de esclarecimento
- O que o autor quer dizer quando afirma que ______?
- Qual é o ponto crucial de seu texto?
- Qual é a relação entre _____ e _____?
- Isso pode ser explicado de uma outra maneira?
- Vejamos se entendi o ponto de vista do autor: ele quer dizer _____ ou _____? Qual é a relação entre isto e o foco do problema/discussão/argumento?
- Será que eu consigo resumir com as minhas palavras o que o autor disse?
- Ele traz algum exemplo?
- _____ seria um bom exemplo disso?
Perguntas que verificam suposições
- Qual é a suposição do autor aqui?
- O que eu poderia supor em vez disto?
- Todo o discurso do autor depende da ideia de que _____.
- Por que ele baseou a sua hipótese em _____ em vez de em _____?
- Parece que ele supõe que _____. Posso ter isso como uma verdade?
- É sempre assim? Por que ele acha que essa suposição é pertinente?
- Por que alguém partiria desta suposição?
Perguntas que verificam evidências e linhas de raciocínio
- Qual a linha de raciocínio do autor?
- Como isso se aplica a este caso?
- Existe uma razão para duvidar desta evidência?
- Quem pode saber que isto é verdade?
- O que ele diria a alguém que afirmasse o contrário?
- Algum outro autor apresenta evidências a favor deste ponto de vista?
- Como ele chegou a essa conclusão?
- Como podemos descobrir se isso é verdade?
Perguntas sobre pontos de vista ou perspectivas
- Em que implica essa afirmação?
- Quando ele diz _____, subentende-se _____?
- Mas se isto acontecesse, quais seriam os outros resultados? Por quê?
- Quais seriam os efeitos disso?
- Isso aconteceria necessariamente ou é apenas uma possibilidade?
- Existem alternativas?
- Se _____ e _____ são verdadeiros, o que mais poderia sê-lo?
- Se dissermos que ____ é ético, o que podemos dizer de _____?
Perguntas que verificam implicações e consequências
- Como posso descobrir isso?
- Qual é a suposição dessa pergunta?
- Seria possível elaborar essa questão de outra forma?
- Que outro autor poderia esclarecer essa questão?
- É possível subdividir essa questão?
- Essa pergunta é clara? Entendi isso?
- Essa pergunta é fácil ou difícil de responder? Por quê?
- Para responder a essa pergunta, que outras perguntas é preciso responder primeiro?
- Por que essa questão é importante?
- Essa é a pergunta mais importante ou existe uma outra questão na qual essa se baseia?
- É possível relacionar isso a algum outro conteúdo ou área de estudo?
Fonte: CAVALCANTE (2009)
E com essas dicas, chegamos ao final da nossa série “Como ser um bom leitor”.
Você viu ao longo da série que ler não é um ato simples, dependendo da sua intenção ao ler um texto. Há inúmeros cuidados que devem ser tomados para realizar uma leitura a se deparar com um texto.
Agora, é só colocar em prática durante os seus estudos ao longo da jornada acadêmica!
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Escritor por: Luis Gabriel Venancio Sousa – Coordenador de Curso e responsável pelo Programa de Nivelamento da Língua Portuguesa.