Menu

Uma pós graduação na área da educação pode aumentar o meu salário?


Todo profissional da educação quer ser reconhecido por meio do seu trabalho e conquistar uma melhor remuneração por isso. Mas como buscar esse reconhecimento? Seria melhor buscar uma pós graduação na área da educação ou procurar por cursos livres? Os objetivos são os mais variados, seja para ter uma vida mais confortável ou atingir um sonho, não importa o motivo. A maneira mais eficiente de alcançar esse feito é investir em formação continuada.

Um professor sabe das dificuldades da profissão, a desvalorização da carreira pedagógica e a falta de um salário compatível com a importância da sua função. Por isso, investir em um curso de pós-graduação na área de educação é ainda mais essencial para aqueles que pretendem alavancar a sua carreira.

A importância de uma pós-graduação

Apesar de importantes, os cursos de graduação apresentam a mesma formação, independente da instituição de ensino. A pós-graduação tem uma capacitação mais específica. Ela funciona como uma peneira, pois refina ainda mais o conhecimento do profissional de educação. Ele torna-se um especialista em determinada área de trabalho, ganhando mais destaque em um mercado de trabalho muito competitivo.

Imagine dois candidatos em uma entrevista de emprego. Ambos se formaram na mesma época, têm experiências e qualificações parecidas, mas um está matriculado em uma pós na área de educação. Somente por esse fato, a chance de o emprego ser dele é muito maior.

Além de ser um enorme diferencial dentro do currículo, esse tipo de profissional está pronto para exercer cargos de liderança e, consequentemente, receber maiores salários.

Uma pesquisa realizada pela Catho Educação mostrou que uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 118% . Já uma graduação, implica em vencimentos 25% maiores do que aqueles que não possuem um curso superior.

O mercado de trabalho mudou bastante com o decorrer do tempo e continua se transformando, por isso é fundamental a atualização profissional. Portanto, a pós-graduação é um investimento mais confiável que existe. Isso porque seu retorno em forma de melhores cargos e maior qualificação são, praticamente, garantidos.

Cursos de pós mais procurados na área de educação

A área pedagógica é bastante ampla e não fica limitada somente a função de professor dentro da sala de aula. O curso de gestão escolar visa capacitar o profissional a ter todas as habilidades necessárias para administrar uma escola.

O objetivo de um bom diretor é elevar ao máximo o nível de educação da sua instituição de ensino para o bem dos alunos. Ele deve atuar como um verdadeiro líder para que todos os envolvidos no processo de aprendizagem, seja alunos e seus pais, professores, inspetores e orientadores, cresçam como cidadãos.

Além da possibilidade de se tornar diretor, o pós-graduando têm diversas outras opções de especializações, entre elas:

Atuação fora de instituições de ensino

Não existem barreiras para o ensino, por isso a pedagogia avança para campos de atuação relativamente novos no mercado. A pós em pedagogia hospitalar ou domiciliar habilita o profissional a desenvolver técnicas de ensino humanizadas para crianças e adolescentes internados em hospitais.

A especialização em pedagogia social é outra maneira de levar a educação para quem mais precisa. O curso se aprofunda nas técnicas de ensino à população carente ou de risco, como indígenas, moradores de rua ou pessoas que estão em cárcere privado.

Seja nas salas de aula de uma escola ou fora delas, opções não faltam para quem deseja cursar uma pós-graduação. Veja qual curso tem mais a ver com seus conceitos e visões e invista na sua educação.

Tópicos