Menu

“DESCOMPLICA, UNINA!”: ENTENDENDO O ARTIGO

Neste Descomplica Unina daremos continuidade nos estudos das classes gramaticais. Veja quais são os artigos e como eles são aplicados.

Olá, vamos dar continuidade aos textos sobre classes gramaticais. Se você leu o último publicado aqui no blog sobre substantivos, viu que estamos passeando pelo “Planeta Gramática”. Caso queira relembrar ou lê-lo pela primeira vez, clique aqui.

Nesse texto, o país a ser visitado é o “País Artigo”, o segundo da série para compreender os grupos de palavras. De início, vale destacar que, para explicar o artigo, é impossível não mencionar o substantivo, porque eles estão sempre juntos.

É importante relembrar que o substantivo é o integrante mais importante do grupo de palavras, é ele quem “dita as regras”, e os outros o acompanham.

No “País Artigo” habitam os termos que têm algumas características específicas: eles acompanham o substantivo em gênero e número/quantidade.

Esse país é bem pequeno e, por isso, tem poucos “habitantes”. Os artigos são: o, os, a, as, uma, umas, um e uns.

Agora que você já os conhece, vamos ver quando podemos usá-los e, por meio de alguns exemplos, ver como o artigo é aplicado.

Veja o primeiro exemplo.

Os artigos acompanham sempre o substantivo.

Na frase acima, o artigo “o” está no singular e no masculino, pois acompanha o substantivo “João” que também está no singular e no masculino.

Já o artigo “as” está no plural e no feminino, pois acompanha o substantivo “canetas”, que também está no plural e no feminino.

Dica: Quer saber se um termo é substantivo? É só tentar colocar o artigo na frente, se deu certo, o termo é substantivo.

Observe este segundo exemplo.

Veja a reescrita do título com os artigos acompanhando os substantivos.

Os artigos indicam a quantidade de um substantivo quando esse ele tem uma grafia fixa. Esses substantivos são terminados em “s”, mas isso não quer dizer que estão exclusivamente no plural.

Veja o terceiro exemplo a seguir:

Percebeu que o substantivo “ônibus”, mesmo grafado como se estivesse no plural, tem a sua quantidade indicada pelo artigo? Isso acontece também com outros substantivos como: lápis e tênis, por exemplo.

Já outros substantivos só existem no plural e só aceitam os artigos no plural, é o caso dos substantivos: férias, óculos, parabéns, costas, fezes, núpcias, pêsames, entre outros.

Os artigos também indicam se o substantivo é masculino ou feminino quando a sua grafia serve para ambos os gêneros.

Veja o quarto exemplo a seguir.

Em ambas as frases, só dá para identificar os gêneros por meio dos artigos, pois o substantivo é o mesmo para ambos os gêneros. Isso também ocorre com as palavras: pianista, chefe, policial, estudante, jovem…

O artigo também tem outra função: ele indica se o substantivo é conhecido ou não. Vemos muito isso quando contamos uma história para uma criança.

Veja o último exemplo.

Perceba que, ao começar a história, o autor começa com a expressão: “Era uma vez”. Essa expressão passa a ideia de um tempo qualquer, fato que acorre, também, quando ele menciona “uma menina”, pois se refere a uma menina qualquer, desconhecida de quem está lendo a história. Note que, no restante do texto, ele usa “a garota”, “a menina”, porque ele já a apresentou ao leitor.

No restante do texto, trazido como exemplo, também encontramos os termos “uma vila” e “uma floresta” destacados, eles, da mesma forma como foi mencionado logo acima, passam a ideia de um lugar qualquer, pois são desconhecidos do leitor. Se déssemos sequência à história, veríamos esses termos grafados assim: “a vila”,“a floresta” etc.

Notou que, quando precisamos nos expressar de forma indefinida em relação ao substantivo, usamos os artigos um, uns, uma e umas? E quando queremos nos expressar de forma definida, de modo pelo qual conhecemos alguém/algo, usamos os artigos o, os, a e as?

Espero que você tenha “descomplicado” mais um assunto da nossa língua portuguesa. Nos próximos textos do Descomplica, Unina!, vamos dar continuidade a esses grupos de palavras.

Até o próximo…


Gostou? Ficou com dúvidas? Quer sugerir outros temas? Entre em contato com o setor do PROLAC, o Programa de Letramento Acadêmico da Faculdade Unina: carla.sanches@unina.edu.br ; luis.gabriel@unina.edu.br.

Texto escrito pela professora Carla Emanuelle Sanches.

Tópicos