Dando sequência aos textos em que estamos (re)conhecendo as classes gramaticais, agora vamos trazer os numerais. Nas últimas publicações do “Descomplica, Unina!”, aqui no blog, você viu que estamos passeando pelo “Planeta Gramática”. Clique aqui para ver a última publicação.
Nesse texto, o país a ser visitado é o “País Numeral”, o quarto da série para compreender os grupos de palavras.
No “País Numeral”, habitam os termos que também têm uma característica específica: eles acompanham o substantivo atribuindo-lhes uma ideia numérica.
Leia Também: 5 Dicas para professores iniciantes
Você se lembra que o substantivo é o integrante mais importante do grupo de palavras, além de “ditar as regras”, e que os outros grupos o acompanham?!
Nesse país, moram os habitantes (termos) que indicam a ideia de quantidade, ordem, multiplicação ou fração ao substantivo. Mas, antes de analisarmos os tipos de numerais, precisamos entender um fato: numeral é diferente de número.
Veja a diferença entre eles na explicação abaixo.
Agora que você já entendeu a diferença entre número e numeral, vamos dar sequência a nossa análise e ver quando e como podemos usar esses numerais, isto é, como eles são aplicados no texto.
Veja o exemplo.
Na frase acima, o numeral “dois” está acompanhando o substantivo “filhos”, atribuindo-lhe a ideia de quantidade, já os numerais “primeiro” e “segundo” estão acompanhando o substantivo “lugar”, atribuindo-lhe a ideia de ordem.
Agora, vamos ver, de forma mais específica, o papel de cada numeral no texto.
Vamos começar com o numeral cardinal, que indica a quantidade exata dos substantivos. É o que vamos ver no exemplo a seguir.
O outro numeral que vamos ver em seguida é o numeral ordinal. Ele indica uma sequência ou posição que um substantivo ocupa. Veja o exemplo a seguir:
No exemplo a, o numeral “primeiro” está acompanhando o substantivo “lugar”, indicando-lhe a ideia de posição. Já no exemplo b, o numeral “quarta” está acompanhando o substantivo “cadeira”, e o numeral “terceira” está acompanhando o substantivo “fileira”, esses dois numerais, no exemplo b, estão atribuindo aos substantivos, que eles acompanham, a ideia de sequência.
Leia também: Descubra a importância da formação pedagógica para funcionários de escolas
Dando sequência aos numerais, o próximo que veremos é o numeral multiplicativo, que expressa a ideia de multiplicidade dos substantivos. Veja o exemplo.
Observe que o numeral “dobro” acompanha o substantivo “quantidade”, produzindo o sentido de multiplicação.
Obs.: Na modalidade escrita, usamos muito os numerais “dobro” e “triplo”. Dificilmente utilizamos outros numerais multiplicativos, como: quíntuplo, sêxtuplo etc. Esses numerais costumam ser substituídos pelas expressões: cinco vezes, seis vezes…
Espero que você tenha “descomplicado” um pouco sobre esse assunto até aqui. Na próxima publicação do “Descomplica, Unina!”, daremos continuidade à análise dos numerais.
Até o próximo…
Gostou? Ficou com dúvidas? Quer sugerir outros temas? Entre em contato com o setor do PROLAC, o Programa de Letramento Acadêmico da Faculdade Unina: carla.sanches@unina.edu.br ; luis.gabriel@unina.edu.br.
Texto escrito pela professora Carla Emanuelle Sanches.