Menu

Programa de Letramento Acadêmico (Prolac)

O Programa de Letramento Acadêmico (Prolac) foi desenvolvido para atender a todos os estudantes que ingressam em cursos de graduação da Faculdade Unina e faz parte Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Além disso, contempla os Nivelamentos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), através do artigo 16 do Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, bem como os Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância (SINAES/MEC/INPE/DAES).

A estruturação do Prolac está ancorada no princípio de formação integral e humana do sujeito, refletindo sobre aspectos que constituem o sujeito-estudante não apenas no domínio técnico ou limitado ao conteúdo de sua formação específica, mas com reflexões que proporcionem o desenvolvimento de um olhar amplo relacionado às diversas esferas da sociedade, entre elas: cultural, política, histórica etc.

Para isso, o programa é composto por uma equipe de professores-tutores disponíveis para sanar as dúvidas dos estudantes relativas a conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Informática, durante todo o período em que o discente estiver matriculado em curso/s de graduação na Instituição. Desse modo, os atendimentos são individualizados e personalizados, a fim de contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico do estudante.

No Prolac, são ofertadas três disciplinas (a saber: Língua Portuguesa, Matemática e Informática) elaboradas por professores especialistas (mestres ou doutores) das respectivas áreas, em que os estudantes têm acesso a: videoaulas, e-book, atividades e conteúdos complementares. Além disso, mensalmente ofertam-se também oficinas e eventos de formação complementar a partir de percepções de dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao longo da sua formação.

Contato: prolac@unina.edu.br