Saiba como escolher a Licenciatura EAD certa pra você!

Saber como escolher o curso de licenciatura EAD ideal exige muito autoconhecimento e comprometimento. Afinal de contas, essa escolha será sua companheira por um longo período.

Nem todas as pessoas sabem qual carreira seguir e muitas não sabem quais opções de cursos superiores existem.

Para ajudar as pessoas que, assim como você, ainda não sabem que caminho seguir, preparamos este texto que auxiliará na escolha da licenciatura EAD.

Leia também: Veja como escolher a pós-graduação na área da educação.

Como escolher a graduação certa para você?

como-escolher-uma-licenciatura-ead

Em primeiro lugar, e o mais importante, é fazer uma reflexão sobre as coisas que te motivam.

Qual trabalho você teria prazer e satisfação? É essencial se identificar com a profissão, afinal serão anos de estudos e estágios para finalmente poder colocar em prática tudo o que aprendeu.

Hoje é possível acessar testes pela internet, que podem ajudar a organizar e revelar habilidades que você possui e te direcionar para as que combinam com seu perfil. Além disso, há profissionais capacitados que podem ajudar na orientação profissional.

Em segundo lugar, destacamos a necessidade de conhecimento do mercado de trabalho da profissão escolhida.

Saber sobre as áreas de atuação, faixa salarial, se a prioridade está no setor privado ou no público, conhecer a necessidade de investir em especializações são alguns pontos que podem auxiliar na escolha, por exemplo.

Já em terceiro lugar, sugerimos explorar as grades curriculares dos cursos, pelos nomes das disciplinas já será possível ter uma ideia do conteúdo que a graduação contempla.

Geralmente, as instituições de ensino superior disponibilizam essas informações em seus sites.

Outra dica é conversar com os professores e coordenadores dos cursos escolhidos, eles poderão esclarecer muitos pontos sobre o que se estuda e o que se aplica em cada profissão.

Quais são os níveis de ensino superior que existem?

licenciatura-ead-unina

Os cursos de ensino superior se dividem em três níveis de formação, graduação ou graduação tecnológica, mestrado ou uma especialização e doutorado.

• Primeiramente, para cursar uma graduação ou graduação tecnológica é necessário ter concluído e ensino médio.

• Assim como para cursar especializações e mestrados é necessário ser graduado. E no caso do doutorado é necessário ter finalizado o mestrado.

Nos cursos de graduação existem duas divisões, as licenciaturas e os cursos de bacharelado.

• Nas licenciaturas se formam profissionais aptos a lecionarem para turmas do ensino fundamental (séries finais), ensino médio e profissionalizante, nas disciplinas da área de conhecimento escolhida.

• Para turmas do ensino fundamental (séries iniciais) é necessário concluir a graduação em Pedagogia.

• Os cursos de bacharelado formam profissionais para atuarem nas áreas industriais, comerciais e de serviços.

Quais cursos de licenciatura EAD existem?

As licenciaturas EAD estão distribuídas em diversas áreas de conhecimento, como Licenciatura em Letras/Libras, Educação Física, Pedagogia e História.

É possível encontrar instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação e com excelentes notas de avaliações.

Concluindo, os cursos de ensino a distância (EAD) permitem que as pessoas estudem de qualquer lugar. Antes as barreiras geográficas diminuíam o acesso à educação, graças aos avanços tecnológicos é possível desenvolver ferramentas que incluem muitas mais pessoas nos espaços acadêmicos.

Acesse nosso blog e leia outros conteúdos que podem te ajudar na sua escolha profissional.