Menu

Por que a Curadoria digital é tão importante para educadores?

O curador digital é aquele que consegue navegar na complexidade das informações e encontrar o material relevante para seus fins, identificando padrões, agrupando e contextualizando as informações para criar um novo significado e também compartilhando isso com um público mais amplo.

A Internet representa uma mudança fundamental na forma como educadores e alunos aprendem, participam, coletam informações e conduzem pesquisas acadêmicas.  

Do ponto de vista acadêmico, as habilidades de pesquisa digital nos permitem ser melhores e mais conscientes como alunos. E, em uma escala maior, os alunos alfabetizados digitalmente são mais capazes de fazer contribuições para o mundo, não apenas como profissionais, mas como pessoas. 

O que é curadoria digital? 

Em resumo, curadoria digital é o ato de encontrar e selecionar, agrupar e contextualizar, preservar, manter, arquivar e compartilhar conteúdo digital. 

Como funciona a curadoria digital? 

Atualmente, todos estamos familiarizados com a quantidade de dados que recebemos de uma pesquisa direta do Google, como uma multiplicidade de vídeos, sites, blogs, artigos de pesquisa, mídia de notícias, tweets, etc. com vários graus de relevância para nossos propósitos.  

Nesse contexto, o curador digital é aquele que consegue navegar na complexidade dessas informações e encontrar o material relevante para seus fins, conseguindo assim,  identificar padrões, agrupar e contextualizar as informações para criar um novo significado e, por fim, compartilha isso com um público mais amplo. 

Leia também: O Diploma do EaD é Igual ao do Presencial?

A curadoria digital educacional 

É importante, na era digital de hoje, que os educadores sejam curadores digitais que podem encontrar e compartilhar informações relevantes com seus alunos.  

Os educadores têm uma abundância de recursos e conteúdos que gostariam de compartilhar com outros professores e seus alunos. No entanto, o desafio que eles enfrentam é descobrir como organizar com eficiência todas as suas diferentes fontes de conteúdo de uma forma coerente e fácil de visualizar.  

Portanto, o alinhamento da curadoria com a tecnologia digital é novo e inovador, oferecendo oportunidade para investigação crítica, para demonstrar habilidades interpretativas, criativas e o potencial para professores e alunos desenvolverem capacidades digitais. 

Professores como curadores de conteúdo 

Curadoria Digital

Os professores têm um conhecimento profundo do assunto, essencial para avaliar os recursos digitais de aprendizagem. Além disso, a experiência na curadoria de conteúdo fornece um ponto de partida confiável para a pesquisa inicial dos alunos. Portanto, guiá-los para recursos online de qualidade desde o início ajuda o aprendizado dos alunos. 

Ao se tornar um curador de conteúdo, os professores podem: 

  • Primeiramente, ajudar a evitar que os alunos fiquem sobrecarregados com informações digitais; 
  • Assim como, orientar o desenvolvimento das habilidades de alfabetização digital dos alunos no processo; 
  • E por fim, ensinar a navegar pela informação online com sucesso. 

Por meio do uso de coleções selecionadas, os alunos aprendem a: 

  • Primeiro, reconhecer um recurso de qualidade; 
  • Segundo, escolher a melhor fonte de informação para suas necessidades, seja ela impressa, digital ou pessoal; 
  • Terceiro, ampliar suas redes de aprendizagem pessoal, usando uma variedade de recursos. 

Os professores podem usar conteúdo selecionado para incentivar os pais a se envolverem na vida escolar: 

  • 1º, reunindo recursos para apoiar a leitura em casa;
  • 2º, explicando novas tecnologias; 
  • 3º, educando os pais sobre tópicos como alfabetização digital e cidadania digital. 

Seja um educador curador

Conheça a Pós-graduação em Curadoria de Conteúdos Digitais Educacionais, da Faculdade Unina.  

Um curso desenvolvido para preparar o educador com as diversas habilidades de seleção, organização e divulgação de conteúdos digitais educacionais, voltados para o aprendizado do aluno.  

Estude na sua casa, com aulas 100% on-line, e garanta a progressão na sua carreira com a instituição que é nota máxima no Enade-MEC!

Tópicos