Qual é o salário de um Pedagogo?

A pedagogia é uma das profissões “queridinhas” dos brasileiros, ficando em terceiro lugar no ranking das mais procuradas, segundo dados do último censo do ensino superior. Está presente na grade de cursos da maioria das faculdades do país, sendo ofertada no presencial ou EaD. O pedagogo, possui um campo de atuação bem amplo, podendo ocupar diferentes cargos no setor educacional, seja ele público ou privado. No entanto você já se perguntou quanto ganha um pedagogo?  Se você tem interesse em se tornar um pedagogo ou apenas curiosidades sobre a perspectiva salarial dessa profissão, esse artigo é para você! Em outras palavras, pegue papel e caneta e veja qual setor e remuneração é o ideal para você.
Vamos lá!

Média Salarial

Segundo o levantamento do salarios.com.br junto aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário de um pedagogo varia entre R$ 1.996,00 a R$ 6.233,11, com uma média de R$2.512,59, para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Piso Salarial

O piso salarial nacional para o pedagogo da rede pública de ensino é de R$ 2.557,00 para 40 horas semanais, de acordo com o guia de carreira. Já para o setor privado, a remuneração é variada de acordo com os valores estipulados em acordos e convenções coletivas entre empresas e sindicatos de cada estado. Outro diferencial do setor privado é a remuneração por hora aula, já que o profissional pode ser contratado por apenas um período, podendo ter mais ou menos hora de trabalho.

Pedagogo

Qual é o salário de um Pedagogo?

Áreas de Atuação

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a área de atuação também altera o valor da remuneração, como por exemplo:

• Pedagogo Especializado em Deficiência Física: R$ 1.271

• Pedagogo em Educação de Surdo: R$ 1.671

• Supervisor Pedagógico: R$ 2.331

• Psicopedagogo: R$ 2.450

Tempo de Carreira

Além disso a pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE), aponta que o tempo de carreira pode levar o salário do pedagogo próximo aos R$ 5.000. Confira as variações abaixo:

• Início de carreira: R$ 1.172 a R$ 1.981

• 2 a 4 anos de experiência: R$ 1.465 a R$ 2.477

• 4 a 6 anos de experiência: R$ 1.832 a R$ 3.096

• 6 a 8 anos de experiência: R$ 2.290 a R$ 3.870

• 8 anos ou mais de experiência: R$ 2.862 a R$ 4.837

Cargos Administrativos

Os cargos de gestão e administração possuem as melhores remunerações pra um pedagogo, de acordo com o BNE, onde o salário do pedagogo pode chegar a R$17.000, dependendo do porte da empresa e função desempenhada. Confira abaixo quais são esses cargos:

Diretor Pedagógico:

• Pequeno Porte – R$ 4.493 a R$ 7.596

• Médio Porte – R$ 6.740 a RS 11.391

• Grande Porte – R$ 10.110 a R$ 17.08

Supervisor pedagógico:

• Pequeno porte – R$ 3.174 a R$ 5.364

• Médio Porte – R$ 4.761 a R$ 8.046

• Grande Porte – R$ 7.141 a R$ 12.069

Gerente ou Consultor Pedagógico:

• Pequeno porte – R$ 3.174 a R$ 5.364

• Médio Porte – R$ 4.761 a R$ 8.046

• Grande Porte – R$ 7.141 a R$ 12.069

Concursos

Outra boa fonte de vagas para o profissional de pedagogia são os concursos públicos. É através dos concursos que a maioria dos pedagogos são contratados para atuar nas escolas de ensino médio e fundamental em todo Brasil. Além disso, as remunerações também possuem variações de acordo com o órgão contratante. Veja abaixo o exemplo de concursos recentes para pedagogos.

• Prefeitura de Guarapari: R$ 2.000

• Secretária do Estado da Educação (SEDU): R$ 3.554,92

• Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): R$ 6.065,31

Setor Educacional

Se você chegou até aqui é porque está interessado em ser um pedagogo e quer saber onde pode iniciar a sua formação. E é por isso que estamos aqui, para te ajudar! O aluno de pedagogia se desenvolve para atuar no setor educacional, além disso, pode trabalhar com recursos humanos, capacitação e recrutamento. Atualmente, o Brasil conta com 679,3 mil alunos matriculados em Pedagogia, atrás apenas de Direito e Administração. A graduação em pedagogia tem duração de 4 anos.

PEDAGOGIA EAD

A Faculdade Unina oferece o curso de Pedagogia na modalidade EaD, perfeita para se encaixar às suas necessidades! Com professores especializados, ambiente de estudos, materiais de qualidade e uma equipe de tutores de prontidão para te atender!
Clique no botão e venha se tornar um pedagogo com a gente!