Docente responsável | Nome do grupo de pesquisa | Objetivo do grupo | Luis Gabriel Venancio Sousa
(luis.gabriel@unina.edu.br ) –
Curso: Letras Português e Informática | Educação e Tecnologia | O grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos relacionados ao contexto educacional, mais precisamente buscando compreender como as tecnologias digitais incidem nesse cenário, tanto na práxis docente quanto no cotidiano dos diversos atores escolares. Tem como ancoragem teórica os estudos dialógicos da linguagem e proporciona discussões em conhecimentos transversais para atender a estudantes de cursos de licenciatura da Faculdade Unina. |
Arthur Aroha Kaminski da Silva (arthur@unina.edu.br), Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (coordenadora de História) – Curso: Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em História | HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia | O grupo de pesquisa “HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia” propõe uma abordagem transversal e multidisciplinar, visando atender (e integrar) pesquisas de alunos de graduações diversas da Unina, como as Licenciaturas em Artes Visuais, Educação Especial, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, e o Bacharelado em Teologia, entre outros. O grupo visa fomentar pesquisas de caráter de iniciação científica ancoradas em duas metas complementares: 1. que investiguem e contribuam para a divulgação de monumentos históricos que são portadores de narrativas locais e nacionais, explicitando as origens, significados e representações que esses monumentos expressaram e expressam em diferentes contextos históricos, de modo a contribuir para a constituição da consciência histórica de professores, jovens e crianças, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e envolvidos de forma empática com suas comunidades; 2. que investiguem produções do gênero narrativo de história em quadrinhos ou outras formas de narrativa visual, como caricaturas, ilustrações, charges, memes e suas já existentes e possíveis aplicações na representação e divulgação de monumentos históricos no ensino fundamental e médio. Objetiva-se ainda o incentivo da prática de experimentação e criação de narrativas visuais, tanto por professores quanto por alunos, como forma de potencializar o processo de ensino/aprendizagem. |
Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br), Gabrielle Mueller Gomes (gabrielle.muller@unina.edu.br) – Curso: Letras Libras | Educação bilíngue para surdos - letramento e materiais didáticos | Promover o conhecimento científico baseado na área de educação bilíngue para surdos, com foco na análise e proposição de metodologias de trabalho de letramento de surdos e elaboração de materiais didáticos e/ou recursos pedagógicos adaptados e inovadores. A partir disso, busca-se: · Publicar trabalhos científicos para tornar o conhecimento acessível à comunidade; · Contribuir no conhecimento de produção e escrita científica; · Proporcionar aos estudantes um conhecimento mais amplo sobre a educação bilíngue para surdos e fortalecer o pensamento analítico e crítico; · Conhecer, comparar e relacionar a prática docente com conceitos e teorias sobre o letramento de surdos em contextos bilíngues, incluindo uma capacidade ampliada de gerar ideias e propostas inovadoras, sugerindo ações aplicáveis nos ambientes escolares; · Proporcionar análise e sugestões de ações inclusivas para surdos nos ambientes escolares, com vistas ao letramento, mas também promovendo acesso e difusão da Libras; · Contribuir para o autoconhecimento na formação de um profissional mais bem preparado para atuação docente. |
Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br), Monika Fritz (talentos@unina.edu.br) – Curso: Processos Gerenciais e Recursos Humanos | Desenvolvimento Humano e Empreendedorismo | Promover o conhecimento científico baseado na área de planejamento estratégico e inovação, com foco na mudança organizacional e desafios enfrentados atualmente no ambiente empresarial. A partir disso, busca-se: Publicar trabalhos científicos para tornar o conhecimento acessível à comunidade; Contribuir no conhecimento de produção e escrita científica; Proporcionar aos estudantes um conhecimento mais amplo de habilidades gerenciais e fortalecer o pensamento analítico e crítico; Relacionar a capacidade gerencial com conceitos e teorias de planejamento estratégico, incluindo uma capacidade ampliada de gerar ideias inovadoras e liderar mudanças; criar ações aplicáveis nas empresas. Proporcionar um pensamento sistemático e melhores habilidades de resolução de problemas para analisar e resolver situações complexas no ambiente empresarial; Contribuir para o autoconhecimento na formação de um profissional mais bem preparado para o mercado. |
Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo (ana.leticia@unina.edu.br) | Atividades práticas em cursos de graduação na modalidade EaD (GPAP- EA) | O grupo tem como objetivo Analisar como são realizadas e como podem ser estruturadas as atividades práticas dos cursos de Educação Física ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EAD). |
Geovana Ezequieli de França (geovana@unina.edu.br), Mayara Mulller (mayara@unina.edu.br) – Curso: Administração | Planejamento Estratégico e Inovação | O grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos relacionados ao contexto organizacional, mais precisamente buscando compreender o papel das ações de sustentabilidade empresarial na sociedade, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis que promovam benefícios sociais. Tem cunho de conhecimentos tranversais e visa atender a estudantes de cursos de bacharelados e tecnológos da Faculdade Unina. |
Tieme Carvalho Nishiyama (tieme@unina.edu.br), Rafael Carmona (rafael.carmona@unina.edu.br), Cristiano Linhares (cristiano@unina.edu.br) -Cursos: Gestão Pública, Serviço Social, Segurança Pública | Políticas Públicas | O objetivo deste grupo de pesquisa visa a produção do conhecimento científico acerca dos processos de construção e análise de Políticas Públicas na busca de compreender seus agentes formuladores, atores, instituições e demandas, tendo em vista o panorama teórico conceitual que trata desta temática. |
Alisson Sant’Anna (alisson@unina.edu.br), Deise Regina B. Bastos (deise@unina.edu.br) – Curso: Teologia | Teologia para o Brasil do século XXI | Pesquisar e produzir acerca da realidade e das necessidades do Brasil contemporâneo à luz da Bíblia |
Jacqueline Laurindo da Silva (jacqueline.laurindo@unina.edu.br ) – Cursos: Gestão de Marketing e Gestão comercial | Mercado, tendência e mídias digitais na contemporaneidade | É analisar as tendências de mercado e o impacto das mídias na sociedade, promovendo a troca interdisciplinar de conhecimentos entre outras áreas, e desenvolvendo projetos práticos e acadêmicos que preparem os alunos para o mercado de trabalho contemporâneo. |
Janine Donato Spinardi (janine@unina.edu.br) – Curso: Gestão de TI | Tecnologias Digitais, Trabalho e Sociedade | O grupo tem como objetivo produzir pesquisas de iniciação científica relacionadas ao contexto organizacional e à sociedade, com foco nas tecnologias digitais. Visa também, focar nas tecnologias da informação e comunicação que possam auxiliar as organizações e a sociedade na busca de maior qualidade tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Busca também, trabalhar com conhecimentos transversais para atender estudantes dos cursos tecnólogos da Faculdade Unina. |
Luciane Silva Franco (luciane.franco@unina.edu.br) – Curso: Gestão Financeira | Tecnologia em Economia e Negócios | A proposta do grupo visa preencher uma lacuna existente na produção de conhecimento relacionada à interseção entre inovação tecnológica, desenvolvimento econômico, inclusão e desigualdade social. É importante reconhecer a importância de entender como a inovação tecnológica afeta a dinâmica econômica e a competitividade empresarial, além do seu impacto na inclusão de grupos sociais e na redução da desigualdade. Destaca-se a necessidade de compreender como as tecnologias podem ser aproveitadas para criar oportunidades mais equitativas de participação na economia, promover o acesso igualitário a recursos e serviços, e reduzir as disparidades socioeconômicas. |
Gustavo Thayllon França Silva (gustavo.thayllon@unina.edu.br) e Soeli Terezinha Pereira (soeli@unina.edu.br) – Cursos: Pedagogia, Educação Especial | Formação de docentes na educação básica: o direito à educação inclusiva | Analisar o cenário atual da formação de docentes na educação básica, com um foco específico na investigação das práticas e políticas de formação relacionadas à educação inclusiva. |
Gustavo Silva Oliveira (Gustavo.silva@unina.edu.br) e Jacqueline Laurindo da Silva (jacqueline.laurindo@unina.edu.br) – Cursos: Tecnólogo de Gestão de Cooperativas; Tecnólogo de Gestão do Agronegócio
| Agronegócio e Sustentabilidade | O grupo de pesquisa "Agronegócio e Sustentabilidade" está firmemente comprometido com a excelência em pesquisa e inovação, reunindo professores, pesquisadores e estudantes dedicados que compartilham um interesse comum em explorar e compreender profundamente os aspectos multifacetados da produção agropecuária sustentável. Nosso objetivo é investigar as tendências e desenvolvimentos na adoção de práticas sustentáveis na produção agropecuária, analisar o papel das cooperativas no contexto econômico e como sua gestão difere das empresas tradicionais, e desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo agronegócio e setores relacionados. |