Menu

Grupos de Pesquisas

Desde 2014, a Faculdade Unina conta com grupos de estudo. O projeto de Institucionalizar esses grupos de estudos em Grupos de Pesquisa foi implantado em 2023. Desse modo, a Instituição entende que vincular esses grupos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – reforça ainda mais seu compromisso com a valorização da ciência no Brasil e com a transformação social por meio da educação e da ciência.  

Sendo assim, todos os cursos de graduação da Faculdade Unina ofertam diversos grupos de pesquisa de conhecimentos transversais para atender aos estudantes matriculados e egressos de cursos de graduação da Instituição. A partir das pesquisas realizadas por esses grupos, surgem os projetos de Iniciação Científica (PIC).  

As seleções dos integrantes/participantes e dos projetos é feita por meio de editais específicos.  

Atualmente, encontram-se em vigência cerca de 14 grupos de pesquisa, listados a seguir: 

Docente responsávelNome do grupo de pesquisaObjetivo do grupo
Luis Gabriel Venancio Sousa (luis.gabriel@unina.edu.br ) – Curso: Letras Português e Informática Educação e TecnologiaO grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos relacionados ao contexto educacional, mais precisamente buscando compreender como as tecnologias digitais incidem nesse cenário, tanto na práxis docente quanto no cotidiano dos diversos atores escolares. Tem como ancoragem teórica os estudos dialógicos da linguagem e proporciona discussões em conhecimentos transversais para atender a estudantes de cursos de licenciatura da Faculdade Unina.
Arthur Aroha Kaminski da Silva (arthur@unina.edu.br) – Curso: Artes VisuaisHistória em quadrinhos e educação infantojuvenilO grupo de pesquisa “História em quadrinhos e educação infantojuvenil” propõe uma abordagem transversal e multidisciplinar, visando atender (e integrar) pesquisas de alunos de graduações diversas da Unina, como as Licenciaturas em Artes Visuais, Educação Especial, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, e o Bacharelado em Teologia, entre outros. O grupo visa fomentar pesquisas de caráter de iniciação científica que investiguem produções do gênero narrativo de história em quadrinhos e suas já existentes e possíveis aplicações no Ensino Fundamental e Médio. Objetiva-se ainda o incentivo à prática de criação de histórias em quadrinhos, tanto por professores quanto por alunos, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br), Gabrielle Mueller Gomes (gabrielle.muller@unina.edu.br) – Curso: Letras LibrasEducação bilíngue para surdos - letramento e materiais didáticosO grupo de pesquisa “Educação Bilíngue para Surdos: letramento e materiais didáticos” se propõe a investigar o desenvolvimento de práticas pedagógicas na educação de pessoas surdas, em busca de compreender como se ocorre o processo de letramento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. A pesquisa tem cunho transversal, pois as práticas de letramento com a aquisição da leitura, escrita e interpretação, estão diretamente vinculadas ao uso competente da língua escrita nas diversas situações sociais, de modo que essa prática não se restrinja apenas ao contexto escolar. Além disso, com o objetivo contribuir com letramento do referido público, o grupo discutirá e proporcionará a produção de materiais didáticos que auxiliem os professores em suas vivências de sala de aula, pautados na pedagogia visual da educação de surdos.
Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br), Monika Fritz (talentos@unina.edu.br) – Curso: Processos Gerenciais e Recursos Humanos Desenvolvimento Humano e Empreendedorismo O grupo de pesquisa tem como objetivo promover o conhecimento científico baseado na área de planejamento estratégico, desenvolvimento de ideias inovadoras, desenvolvimento de pessoas, identificação de novos negócios, mudanças organizacionais, desafios enfrentados no ambiente empresarial. Além de se ter a perspectiva do crescimento econômico, na qual se vê o bem-estar de uma sociedade através de recursos ou por renda que pode ser gerada, a abordagem do desenvolvimento humano se faz necessária, pois visa ter um olhar para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. Tem cunho de conhecimentos transversais e visa atender os estudantes de cursos de bacharelados e tecnólogos da Faculdade Unina.
Gilson Brun (gilson@unina.edu.br) – Curso: Educação Física Atividades práticas em cursos de graduação na modalidade EaD (GPAP- EA)O grupo tem como objetivo análises reflexivas sobre os desafios e as possibilidades das atividades práticas realizadas em cursos de graduação na modalidade EaD. Atende a todos os estudantes de cursos de graduação da Faculdade Unina, especialmente aqueles de Licenciatura em Educação Física.
Luciane Silva Franco (luciane.franco), Mayara Mulller (mayara@unina.edu.br) – Curso: Administração Planejamento Estratégico e InovaçãoO grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos relacionados ao contexto organizacional, mais precisamente buscando compreender o papel das ações de sustentabilidade empresarial na sociedade, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis que promovam benefícios sociais. Tem cunho de conhecimentos transversais e visa atender a estudantes de cursos de bacharelados e tecnólogos da Faculdade Unina.
Tieme Carvalho Nishiyama (tieme@unina.edu.br), Rafael Carmona (rafael.carmona@unina.edu.br), Cristiano Linhares (cristiano@unina.edu.br) -Cursos: Gestão Pública, Serviço Social, Segurança Pública Políticas PúblicasO objetivo deste grupo de pesquisa visa à produção do conhecimento científico acerca dos processos de construção e análise de Políticas Públicas, na busca de compreender seus agentes formuladores, atores, instituições e demandas, tendo em vista o panorama teórico conceitual que trata desta temática.
Alisson Sant’Anna (alisson@unina.edu.br), Deise Regina B. Bastos (deise@unina.edu.br) – Curso: Teologia Teologia para o Brasil do século XXIO grupo de pesquisa Teologia para o Brasil do século XXI, cujas linhas de pesquisa são Teologia Pública, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, está voltado a estudantes do Bacharelado em Teologia, mas também do Bacharelado em Serviço Social e das licenciaturas. Seu objetivo é a produção docente e discente de uma Teologia Prática e contextual que busca observar e propor reflexões transversais à luz da Bíblia, dos ideais do Reino de Deus e dos Direitos Humanos sobre situações próprias do Brasil do século XXI, tais como problemas sociais e intolerância religiosa, em diálogo com as mais variadas áreas das Ciências Humanas como História, Sociologia, Ciências Políticas, Psicologia, Ciências da Religião, entre outras. Faz-se uso do Método da Teologia da Libertação, também conhecido como Método Latino-Americano ("Ver", "Julgar" e "Agir"), para produzir textos sobre Teologia Feminista, Teologia Negra, Teologia Indígena, Teologia Afirmativa, textos sobre a relação com o pobre, engajamento social e político, ecumenismo, intolerância religiosa e muitos outros, tendo em vista os parâmetros esperados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) de um Bacharelado em Teologia.
Gustavo Thayllon França Silva (gustavo.thayllon@unina.edu.br ) – Cursos: Gestão Comercial, Gestão Marketing, Gestão de Cooperativas Mercado, tendência e mídias digitais na contemporaneidade Este grupo de pesquisa tem um compromisso inabalável com a excelência em pesquisa e inovação, reunindo professores, pesquisadores e estudantes dedicados que mantêm um interesse comum em explorar e compreender profundamente os aspectos multifacetados do marketing, gestão de empresas, gestão de cooperativas e gestão comercial. Como objetivo, temos: investigar as tendências e o desenvolvimentos nas áreas de marketing, gestão empresarial, gestão de cooperativas e gestão comercial; analisar o papel das cooperativas no cenário econômico e como sua gestão difere das empresas tradicionais; desenvolver soluções inovadoras para desafios enfrentados por empresas, organizações cooperativas e setores comerciais. Tem cunho de conhecimentos transversais e visa atender a estudantes de cursos de bacharelados e tecnólogos da Faculdade Unina.
Janine Donato Spinardi (janine@unina.edu.br) – Curso: Gestão de TI Tecnologias Digitais, Trabalho e SociedadeO grupo tem como objetivo produzir pesquisas de iniciação científica relacionadas ao contexto organizacional e à sociedade, com foco nas tecnologias digitais. Visa também, focar nas tecnologias da informação e comunicação que possam auxiliar as organizações e a sociedade na busca de maior qualidade tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Busca ainda, trabalhar com conhecimentos transversais para atender estudantes dos cursos tecnólogos da Faculdade Unina.
Rogério do Nascimento (rogerio@unina.edu.br) – Curso: Logística Transporte e armazenamentoO grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos relacionados ao contexto organizacional, mais precisamente buscando compreender o papel das ações de sustentabilidade empresarial na sociedade, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis no campo da Gestão referente a Logística de transporte e armazenamento. Aprimorando o conceito da Sustentabilidade e a aplicação da Logística Reversa no que se refere ao processo de recuperação dos produtos e resíduos com objetivo de reutilização, reciclagem, revenda, remanufatura ou descarte. Tem cunho de conhecimentos transversais e visa atender a estudantes de cursos de bacharelados e tecnólogos da Faculdade Unina.
Yara Rodrigues de la Iglesia (yara@unina.edu.br) e Soeli Terezinha Pereira (soeli@unina.edu.br) – Cursos: Pedagogia, Educação Especial Formação de docentes na educação básica: o direito à educação inclusiva As discussões acerca da inclusão escolar não se limitam a um processo isolado, mas abrangem diversas esferas, incluindo os domínios político, cultural, econômico e social. Compreende-se que o direito à educação vai além do simples acesso à escola, englobando também o direito a uma aprendizagem de qualidade. Nesse contexto, o presente grupo de pesquisa tem como objetivo analisar o cenário atual da formação de docentes na educação básica, com um foco específico na investigação das práticas e políticas de formação relacionadas à educação inclusiva.