Menu

Grupos de Pesquisas

A partir das linhas de pesquisa presentes na Unina, contamos com Grupos de Pesquisa devidamente cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e regimentados sob a coordenação do NIPI (Núcleo de Incentivo à Pesquisa e Inovação). Esses grupos são a base para o desenvolvimento de atividades científicas e são fundamentais para a promoção da pesquisa em nossa instituição. 

Todos os cursos de graduação da Unina estão vinculados a algum grupo de pesquisa, permitindo que estudantes e egressos tenham a oportunidade de se envolver em projetos inovadores e pertinentes. Nossos grupos são compostos por uma equipe colaborativa e interdisciplinar que inclui a participação ativa de alunos, ex-alunos e parcerias com outras Instituições de Ensino Superior (IES), tanto nacionais quanto internacionais. 

Além disso, os grupos de pesquisa são liderados por professores altamente qualificados, com titulação de mestres ou doutores, que orientam e incentivam as atividades investigativas. Esse ambiente de colaboração e aprendizado permite que nossos estudantes não apenas desenvolvam suas habilidades acadêmicas, mas também se preparem para contribuir de forma significativa com a ciência e a sociedade. 

A seleção de participantes nos Grupos é feita por meio de editais divulgados ao longo do ano. Para saber mais sobre esse processo, consulte a aba “editais”.  

Apresentamos, a seguir, os Grupos de Pesquisa ativos na Unina: 

Docente responsávelNome do grupo de pesquisaObjetivo do grupo
Me. Luis Gabriel Venancio Sousa (luis.gabriel@unina.edu.br)  Curso de Origem: Letras PortuguêsEducação e TecnologiaO grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos que discutam como as tecnologias incidem na sociedade contemporânea, relacionando-as ao contexto educacional. Tem como ancoragem teórica os estudos do filósofo Byung Chul-Han e os estudos dialógicos da linguagem, além de proporcionar discussões em conhecimentos transversais para atender a estudantes de cursos de licenciatura e outros interessados da Faculdade Unina.
Dr. Arthur Aroha Kaminski da Silva (arthur@unina.edu.br) Dra. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (coordenacaohistoria@unina.edu.br) Cursos de origem: Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em História HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia O grupo de pesquisa “HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia” propõe uma abordagem transversal e multidisciplinar, visando atender (e integrar) pesquisas de alunos de graduações diversas da Unina, como as Licenciaturas em Artes Visuais, Educação Especial, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, e o Bacharelado em Teologia, entre outros. O grupo visa fomentar pesquisas de caráter de iniciação científica ancoradas em duas metas complementares: 1. que investiguem e contribuam para a divulgação de monumentos históricos que são portadores de narrativas locais e nacionais, explicitando as origens, significados e representações que esses monumentos expressaram e expressam em diferentes contextos históricos, de modo a contribuir para a constituição da consciência histórica de professores, jovens e crianças, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e envolvidos de forma empática com suas comunidades; 2. que investiguem produções do gênero narrativo de história em quadrinhos ou outras formas de narrativa visual, como caricaturas, ilustrações, charges, memes e suas já existentes e possíveis aplicações na representação e divulgação de monumentos históricos no ensino fundamental e médio. Objetiva-se ainda o incentivo da prática de experimentação e criação de narrativas visuais, tanto por professores quanto por alunos, como forma de potencializar o processo de ensino/aprendizagem.
Esp. Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br) Me. Gabrielle Mueller Gomes (gabrielle.muller@unina.edu.br) Curso de origem: Letras Libras Educação bilíngue para surdos O grupo tem como objetivo analisar como são realizadas e como podem ser estruturadas as atividades práticas dos cursos de Educação Física ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Dra. Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo (ana.leticia@unina.edu.br) Curso de origem: Educação Física Atividades práticas em cursos de graduação na modalidade EaD Promover o conhecimento científico baseado na área de planejamento estratégico e inovação, com foco na mudança organizacional e desafios enfrentados atualmente no ambiente empresarial. A partir disso, busca-se: Publicar trabalhos científicos para tornar o conhecimento acessível à comunidade; Contribuir no conhecimento de produção e escrita científica; Proporcionar aos estudantes um conhecimento mais amplo de habilidades gerenciais e fortalecer o pensamento analítico e crítico; Relacionar a capacidade gerencial com conceitos e teorias de planejamento estratégico, incluindo uma capacidade ampliada de gerar ideias inovadoras e liderar mudanças; criar ações aplicáveis nas empresas. Proporcionar um pensamento sistemático e melhores habilidades de resolução de problemas para analisar e resolver situações complexas no ambiente empresarial; Contribuir para o autoconhecimento na formação de um profissional mais bem preparado para o mercado.
Dra. Soeli Terezinha Pereira (soeli@unina.edu.br) Curso de Origem: Pedagogia Formação de docentes para a educação básica: desigualdades, diferenças e o direito à educação Analisar o cenário atual da formação de docentes para a educação básica, com um foco específico na investigação das práticas e políticas de formação relacionadas à garantia do direito à educação para todas e todos.
Me. Gustavo Thayllon França Silva (gustavo.thayllon@unina.edu.br) Me. Cristina Klug (cristina@unina.edu.br) Dr. Anderson Minosso (anderson.minosso@unina.edu.br) Curso de origem: Educação Especial Práticas, metodologias e tecnologias aplicadas a educação especial na tessitura da inclusão. Investigar, desenvolver e disseminar práticas, metodologias e tecnologias inovadoras aplicadas à educação especial, com o propósito de promover a inclusão educacional e social de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, contribuindo para a construção de uma educação equitativa e acessível. Além disso, o grupo visa fomentar a reflexão crítica, a produção científica e a formação continuada de educadores e outros profissionais, consolidando a tessitura de uma sociedade mais inclusiva.
Nome do ArquivoArquivo