Docente responsável | Nome do grupo de pesquisa | Objetivo do grupo | Me. Luis Gabriel Venancio Sousa
(luis.gabriel@unina.edu.br)
Curso de Origem: Letras Português | Educação e Tecnologia | O grupo tem como objetivo viabilizar a produção de conhecimentos científicos que discutam como as tecnologias incidem na sociedade contemporânea, relacionando-as ao contexto educacional. Tem como ancoragem teórica os estudos do filósofo Byung Chul-Han e os estudos dialógicos da linguagem, além de proporcionar discussões em conhecimentos transversais para atender a estudantes de cursos de licenciatura e outros interessados da Faculdade Unina. |
Dr. Arthur Aroha Kaminski da Silva (arthur@unina.edu.br)
Dra. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (coordenacaohistoria@unina.edu.br)
Cursos de origem: Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em História | HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia | O grupo de pesquisa “HQs, narrativas visuais e lugares de pedagogia” propõe uma abordagem transversal e multidisciplinar, visando atender (e integrar) pesquisas de alunos de graduações diversas da Unina, como as Licenciaturas em Artes Visuais, Educação Especial, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, e o Bacharelado em Teologia, entre outros. O grupo visa fomentar pesquisas de caráter de iniciação científica ancoradas em duas metas complementares: 1. que investiguem e contribuam para a divulgação de monumentos históricos que são portadores de narrativas locais e nacionais, explicitando as origens, significados e representações que esses monumentos expressaram e expressam em diferentes contextos históricos, de modo a contribuir para a constituição da consciência histórica de professores, jovens e crianças, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e envolvidos de forma empática com suas comunidades; 2. que investiguem produções do gênero narrativo de história em quadrinhos ou outras formas de narrativa visual, como caricaturas, ilustrações, charges, memes e suas já existentes e possíveis aplicações na representação e divulgação de monumentos históricos no ensino fundamental e médio. Objetiva-se ainda o incentivo da prática de experimentação e criação de narrativas visuais, tanto por professores quanto por alunos, como forma de potencializar o processo de ensino/aprendizagem. |
Esp. Liliane Assumpção Oliveira (liliane@unina.edu.br)
Me. Gabrielle Mueller Gomes (gabrielle.muller@unina.edu.br)
Curso de origem: Letras Libras | Educação bilíngue para surdos | O grupo tem como objetivo analisar como são realizadas e como podem ser estruturadas as atividades práticas dos cursos de Educação Física ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD). |
Dra. Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo (ana.leticia@unina.edu.br)
Curso de origem: Educação Física | Atividades práticas em cursos de graduação na modalidade EaD | Promover o conhecimento científico baseado na área de planejamento estratégico e inovação, com foco na mudança organizacional e desafios enfrentados atualmente no ambiente empresarial. A partir disso, busca-se: Publicar trabalhos científicos para tornar o conhecimento acessível à comunidade; Contribuir no conhecimento de produção e escrita científica; Proporcionar aos estudantes um conhecimento mais amplo de habilidades gerenciais e fortalecer o pensamento analítico e crítico; Relacionar a capacidade gerencial com conceitos e teorias de planejamento estratégico, incluindo uma capacidade ampliada de gerar ideias inovadoras e liderar mudanças; criar ações aplicáveis nas empresas. Proporcionar um pensamento sistemático e melhores habilidades de resolução de problemas para analisar e resolver situações complexas no ambiente empresarial; Contribuir para o autoconhecimento na formação de um profissional mais bem preparado para o mercado. |
Dra. Soeli Terezinha Pereira (soeli@unina.edu.br)
Curso de Origem: Pedagogia | Formação de docentes para a educação básica: desigualdades, diferenças e o direito à educação | Analisar o cenário atual da formação de docentes para a educação básica, com um foco específico na investigação das práticas e políticas de formação relacionadas à garantia do direito à educação para todas e todos. |
Me. Gustavo Thayllon França Silva (gustavo.thayllon@unina.edu.br)
Me. Cristina Klug
(cristina@unina.edu.br)
Dr. Anderson Minosso
(anderson.minosso@unina.edu.br)
Curso de origem: Educação Especial | Práticas, metodologias e tecnologias aplicadas a educação especial na tessitura da inclusão. | Investigar, desenvolver e disseminar práticas, metodologias e tecnologias inovadoras aplicadas à educação especial, com o propósito de promover a inclusão educacional e social de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, contribuindo para a construção de uma educação equitativa e acessível. Além disso, o grupo visa fomentar a reflexão crítica, a produção científica e a formação continuada de educadores e outros profissionais, consolidando a tessitura de uma sociedade mais inclusiva. |