Menu

Curso de extensão: O Que é, Por que Fazer e Para Quem se Destina

O mundo tem evoluído diariamente e, assim como ele, nós também temos buscado novos conhecimentos e maneiras de progredir. Na medida em que as novas tecnologias e meios foram surgindo a comunicação se expandiu exponencialmente, tornando o mundo mais conectado e em constante atualização.  

Com o mercado de trabalho não foi diferente. As empresas se adaptaram e incluíram novas procedimentos e ferramentas que facilitaram o funcionamento diário. Essas atualizações tornaram os processos seletivos mais exigentes, uma vez que as empresas optam pelo profissional preparado para essa nova realidade. 

É nesse ponto que os cursos de extensão se encaixam. Vamos lhe contar como os cursos de extensão são importantes para o mercado de trabalho. Vamos lá?

 

O Que é um Curso de Extensão?

Um curso de extensão, nada mais é que uma qualificação sobre uma determinada área ou profissão. Normalmente, os cursos de extensão são complementos de outra qualificação, como a graduação, por exemplo. 

O texto do artigo 44 da LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional diz o seguinte: 

 “A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.” 

Ou seja, os cursos de extensão podem fazer parte da formação superior, porém, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), para fazer um curso de extensão não é necessário ter os mesmos pré-requisitos de quem quer cursar uma graduação, como a comprovação de conclusão de nível médio, por exemplo. O curso pode ser realizado por alguém que só precisa de uma atualização profissional ou uma especialização em determinado nicho. 

 

Por Que Fazer Um Curso de Extensão?

Uma das maiores vantagens de fazer um curso de extensão é o tempo de conclusão. O tempo de duração de um curso de extensão costuma ser bastante curto, podendo ser realizado em meses, semanas e até horas. 

Os cursos de extensão também valem como horas complementares para a graduação ou pós-graduação. Após a conclusão, o aluno recebe um certificado de participação com a comprovação do número de horas estudadas. 

Muitos cursos de extensão são formações específicas de determinada profissão. Para exemplificar, imagine um curso de jornalismo, onde “técnicas de redação” poderiam ser um curso de extensão que complementaria a formação principal.

Viu só? Os cursos de extensão podem ter ligações diretas com uma área específica, levando muitos profissionais a buscarem se qualificar em diferentes pontos de sua profissão.

 

Para Quem se Destina Um Curso de Extensão?

Se você deseja se atualizar às novas tendências do mercado de trabalho, então os cursos de extensão serão uma ótima escolha para você. Além de capacitar o profissional de forma rápida e mais específica, esses cursos podem ampliar as possibilidades de atuação, dando mais oportunidades para quem já trabalha e para aqueles que procuram uma recolocação profissional. 

Recentemente o Ministério da Educação ofertou 50 mil vagas de cursos de extensão, para licenciatura de Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. Esses dados mostram que esses cursos são essenciais para uma capacitação continuada, onde o profissional não para de se qualificar, mesmo depois de formado.

Vale ressaltar que o peso de um curso de extensão não é o mesmo de uma graduação, pois, ao concluir o curso, o aluno não recebe um título profissional ou diploma. Os cursos de extensão emitem certificados e cabe as empresas aceitarem ou não o documento como requisitos para a contratação.

 

Como Escolher Um Curso de Extensão?

Agora que você já sabe o que é um curso de extensão, vamos te mostrar como você encontra o curso ideal para a sua necessidade!

Muitas universidades oferecem cursos de extensão, alguns deles até gratuitos. Mas, antes de você sair procurando um curso, é necessário um autoconhecimento. Saber quais sãos os seus objetivos é essencial na hora de escolher uma qualificação. 

Depois de definir os seus objetivos, é hora de procurar por cursos do seu interesse. Nesse momento, definir em qual instituição quer estudar é um ponto importante. É nesse momento que você avalia se a instituição é reconhecida pelo MEC, se ela está preparada para o ensino EaD e se o conteúdo é de qualidade. 

Se você encontrar todos esses pontos em uma instituição, pronto! Você já pode iniciar a sua qualificação!

Até mais!

Tópicos