Menu

Como a Faculdade Pode Mudar a Minha Vida? 

Será que a faculdade pode mudar a minha vida? Essa é uma pergunta frequente quando se pensa em entrar para a faculdade.  

Conquistar um diploma e iniciar uma carreira profissional no mercado de trabalho é o sonho para muitas pessoas.  

Apesar da visível ampliação do acesso ao ensino superior que tivemos no Brasil nos últimos anos, ainda há pessoas que não conseguem se dedicar exclusivamente aos estudos como gostariam.  

Cada um possui uma história diferente, mas sempre nos deparamos com os mesmos contextos:  

  • Pararam de estudar há muito tempo e não conseguem voltar; 
  • Já trabalham e não têm tempo para estudar; 
  • Precisam cuidar da casa e dos filhos; 
  • Entre outras.  

Esses pontos destacados acima são situações mais comuns que impedem as pessoas de retomarem os estudos e ingressarem numa Faculdade.  

Mas como a faculdade pode mudar a minha vida? Como reverter esse cenário, voltar aos estudos e conquistar o meu diploma?  

É sobre isso que falaremos neste artigo. Boa leitura!  

Leia Também: Descubra o que é um curso tecnólogo e como ele pode ajudar a sua carreira

Só eu que não consigo voltar a estudar? 

Se você tem se culpado por não conseguir retomar os estudos e pensa que isso acontece só com você, saiba que está cometendo um grande engano.  

Educar todos os brasileiros na idade correta é um grande desafio para o sistema de ensino.  

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 11 milhões de brasileiros, de 15 anos ou mais, ainda não sabem ler e escrever, representando 6,6% da população. Desses 11 milhões, quase 6 milhões possuem 60 anos ou mais. 

É comum ver pais e avós procurando e até brigando pelos estudos dos filhos e netos, mas o mesmo não acontece pelo próprio estudo, e na maioria das vezes, é por achar que o tempo para estudar já passou.  

Outro cenário bastante recorrente é de alunos que abandonaram os estudos pela dificuldade de conciliar com outras atividades do dia a dia.  

Conforme o IBGE, mais da metade dos adultos brasileiros pararam na educação básica. Em 39,1% dos casos, a necessidade de trabalhar é a principal causa da interrupção dos estudos.  

A maternidade precoce é outro motivo que aparece com frequência no abando dos estudos.  

O IBGE apontou, também, que mais da metade da população brasileira, com 25 anos ou mais, ainda não concluiu o ensino fundamental e médio, representando 51,2% dos adultos com 25 anos ou mais.  

Esse dado mostra que a média de estudo dos brasileiros com mais de 25 anos é de 9,4 anos, ou seja, não ultrapassam 1 década. 

Como você viu acima, não é apenas com você. Isso acontece com uma grande porcentagem da população brasileira.  

O Diploma do EaD é Igual ao do Presencial?

Como vencer os desafios de voltar a estudar? 

Continue a leitura para entender como reverter essa situação e ver como a faculdade pode mudar a sua vida. 

Não tenho mais idade para fazer uma faculdade 

Se você pensa que já passou o tempo e que não tem idade para voltar a estudar, saiba que não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por lei para ingressar no ensino superior. 

Se você possui o diploma de conclusão do ensino médio, poderá ingressar numa faculdade a qualquer momento que desejar.  

Vale destacar também que a faculdade não é apenas para jovens, tendo turmas com pessoas recém-formadas no ensino médio e pessoas com idades avançadas que decidiram retornar depois de alguns anos.  

Não faço faculdade por conta da rotina agitada 

Muitas pessoas já possuem um trabalho e estão na correria do dia a dia. A rotina agitada acaba impossibilitando cursar uma faculdade.  

É nesse ponto que as Instituições com o Ensino a Distância entram. Com uma faculdade EAD o estudo é flexível, ou seja, você não fica preso a um horário, podendo adaptar os estudos conforme a rotina. 

Não faço faculdade por que preciso cuidar da casa e dos filhos 

Uma faculdade EAD também se encaixa perfeitamente para essa situação. Para uma mãe ou um pai que precisa dar atenção para os filhos e ainda cuidar das atividades de casa, os estudos podem ser adaptados para os melhores horários do dia.  

Com uma faculdade on-line o estudo é feito em casa, com videoaulas e materiais de leitura, sem a necessidade de sair para a instituição. Além disso, o diploma é exatamente igual ao do presencial, aceito da mesma forma pelo mercado de trabalho.  

Leia também: O Relato de uma Mãe que Trabalha e Estuda

Não faço faculdade por falta de apoio da Família 

Se você sofre com a falta de apoio da sua família para retomar os estudos, saiba que você não está sozinho(a)! Existem inúmeras pessoas que passam por isso e acabam desanimando de lutar pelos sonhos.  

O que recomendamos para você é: Seja o seu próprio apoio! Você não deve deixar de amar essas pessoas ou culpá-las por você não estar estudando.  

O que você precisa fazer é se tornar a pessoa que apoia a si mesma, entendendo qual é o seu objetivo e lutando para conquistá-lo.  

Após ingressar numa faculdade fará novas amizades e verá que não está sozinho(a) nesse processo.  

Portanto, mesmo sem apoio, comece a estudar. Você logo se sentirá melhor e nem se lembrará que não teve esse apoio inicial.  

Não faço faculdade porque tenho dificuldades com as tecnologias 

A cada ano uma nova tecnologia aparece e nos sentimos perdidos por não saber como lidar com ela, não é mesmo?  

Seja um novo aparelho de celular, um aplicativo ou até mesmo uma nova rede social. Sempre teremos que entender as funcionalidades e nos adaptar para aplicar esses recursos em nossas funções diárias.  

Assim também será na faculdade. Você aprenderá a lidar com o ambiente de estudo, com as videoaulas e materiais. Se você sente dificuldades com o computador poderá fazer suas aulas através do celular. 

Você também não estará sozinho(a) durante os seus estudos. As instituições contam com tutores e professores que darão o total apoio com quaisquer dificuldades que você tenha durante o seu curso.  

Não faço faculdade porque moro em regiões afastadas das grandes cidades 

Outro ponto onde a Educação a Distância é essencial. Com uma faculdade EAD você não precisa estar em grandes cidades e nem ir até à instituição para conquistar o seu diploma.  

Você poderá ingressar numa faculdade estudando em casa, seja em regiões afastadas ou zonas rurais. As aulas poderão ser acessadas através de um computador ou celular. Seu diploma terá a mesma validade que o diploma do curso presencial. 

Leia também: 10 Motivos para Estudar On-line

Como a Faculdade vai mudar a minha vida? 

Atualmente no Brasil cerca de 8,4 milhões de alunos estão matriculados no ensino superior, de acordo com o IBGE. 

Muitas pessoas que passam pela faculdade afirmam serem os melhores anos da sua vida. Embora esse sentimento possa ser apenas de algumas pessoas, a experiência universitária é uma experiência transformadora para a maioria.  

Durante seu tempo em uma faculdade, você provavelmente encontrará situações desafiadoras e emocionantes. Este período de sua vida é uma oportunidade para expandir seus conhecimentos e descobrir a si mesmo de uma nova maneira.  

Veja agora algumas mudanças que a faculdade proporcionará para a sua vida. 

Com a faculdade você aprende coisas novas 

Além dos conteúdos que você aprenderá com o seu curso, a faculdade irá lhe proporcionar amizades com pessoas de diferentes áreas, ampliando as suas possibilidades de aprendizagem e dando a você novas ideias que você nem imaginava.  

Com a faculdade você ganha confiança 

A faculdade é cheia de desafios. Você se tornará uma pessoa mais confiante por todas as conquistas que realizar durante a sua formação. Isso tornará você uma pessoa mais forte e preparada para quaisquer desafios do mercado de trabalho.  

Com a faculdade seu conhecimento é validado 

À medida que você se destaca na faculdade, você reconhece seu potencial para ser um profissional valioso e trabalhador. Quando você se forma, seu conhecimento e trabalho duro são validados. O potencial que você possui foi verificado por seus professores, e é provável que você seja confiável para receber oportunidades de qualidade no mercado. 

Com a faculdade você aprende a perseverança 

Você estará tão adaptado(a) à faculdade, focado naquilo que você sempre sonhou, que a perseverança será a sua aliada em todas as situações.  

Muitas pessoas saem da faculdade com mais confiança e determinação. Você sabe que pode superar situações desafiadoras. Além disso, você está equipado com novas informações e experiências que o ajudam a navegar em qualquer coisa que aconteça em sua vida.  

A faculdade não apenas ajudará a prepará-lo para o futuro, mas também o ajudará a se tornar uma versão melhor de si mesmo.

A faculdade pode mudar a sua Vida financeira 

Quando falamos em mudar de vida através da faculdade, é impossível não falar sobre a parte financeira.  

O mercado de trabalho valoriza uma boa formação acadêmica, e remunera significativamente melhor os profissionais com essa formação. 

De acordo com a Catho – empresa de recrutamento on-line, profissionais de nível operacional que possuem uma graduação recebem cerca de 25% a mais comparados aos profissionais que não possuem.  

O mesmo vale para profissionais que atuam em cargos de coordenação, onde passam a receber 50% a mais quando concluem uma especialização.  

Esses dados representam o impacto da Graduação em relação aos salários ofertados no mercado de trabalho.  

De fato, uma Faculdade pode mudar a sua vida, lhe proporcionando a oportunidade de uma carreira profissional de sucesso, com excelentes cargos e as melhores remunerações. 

Leia também: Faça um planejamento financeiro para voltar a estudar

Histórias que inspiram: Veja como a faculdade mudou a vida dessas pessoas! 

Vanessa ficou 15 anos longe dos estudos, mas tomou a decisão de voltar e hoje é formada em Pedagogia. Conheça essa história.  

Ivanice Nogueira Santos também tinha esses desafios do dia a dia e concluiu os seus estudos em 2022. Ela trouxe esse recado para nós.   

Dulcinéia de Souza conta como uma faculdade transformou a sua vida.

Neilor José Jankowski teve a sua vida transformada através da faculdade.

Marly Javarini conta como a faculdade transformou a sua vida.

Não sabemos o que você passou até aqui e nem os desafios que ainda está enfrentando, mas estamos aqui para convidá-lo(a) a voltar a retomar os seus estudos.

Dê o próximo passo e inicie a sua formação. Nunca é tarde para aprender, quando se trata do seu sonho, não existe idade, você merece conquistá-lo.  

Tópicos

Faculdade Unina