Menu

DESCOMPLICA, UNINA!”: ENTENDENDO O VERBO – PARTE 1 

Nesse texto, visitaremos um outro “país” também muito importante: o “País Verbo”.

Nas últimas publicações do “Descomplica, Unina!”, aqui no blog, você viu que estamos passeando pelo “Planeta Gramática”, viu um “país” muito importante: o “País substantivo” e viu também outros “países” cujos “habitantes” acompanham ou substituem os “habitantes” do “País Substantivo”.  

Nesse texto, visitaremos um outro “país” também muito importante: o “País Verbo”. Os “habitantes” dele são tão importantes quanto os “habitantes” do “País Substantivo”. 

No “País Verbo”, “habitam” os termos que também têm algumas características específicas, eles indicam: ação, acontecimento, estado ou fenômeno meteorológico, entre outros processos.  

Nesse país, moram alguns “habitantes” (termos) que devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa do discuso, o tempo, o modo e a voz. Muitas vezes, a pessoa do discurso (sujeito) é um substantivo ou um pronome substituindo um substantivo que faz a função de sujeito na frase. Outras vezes, eles só exercem a função de ligar um substantivo (sujeito) a um adjetivo (predicativo), apontando um estado ou uma qualidade. Já outros verbos “agem” de forma independente ou de forma conjunta, mas veremos essas duas últimas informações em um outro momento. Agora, vamos entender melhor essas primeiras informações no decorrer do texto. 

Leia também: DESCOMPLICA, UNINA!”: ENTENDENDO OS PRONOMES – PARTE 1

Para iniciarmos o aprofundamento do tema, precisamos, primeiramente, ver cada parte que está relacionada ao verbo e à sua flexão. Começaremos com o número e com a pessoa do discurso.  

Existem três pessoas do discurso.

Já os modos verbais expressam o modo como a pessoa do discurso se relaciona ao fato ocorrido. Temos três modos verbais: 

Temos também os tempos verbais. Eles indicam quando a ação do verbo ocorreu, ocorre ou ocorrerá. Temos três tempos verbais básicos, que são: 

Leia também: DESCOMPLICA, UNINA!”: ENTENDENDO OS PRONOMES – PARTE 2 

Essas são as três marcações de tempo, mas, em alguns tempos verbais, temos algumas subdivisões. O primeiro que veremos é o pretérito (passado). Dentro dele, temos três subdivisões. 

Já o tempo futuro apresenta duas subdivisões. 

Leia também: DESCOMPLICA, UNINA!”: ENTENDENDO O NUMERAL – PARTE 2

Agora veremos as vozes verbais. Elas indicam a relação do sujeito (substantivo ou pronome) com o verbo. 

Neste texto

Espero que você tenha “descomplicado” um pouco sobre esse assunto até aqui. Na próxima publicação do “Descomplica, Unina!”, daremos continuidade à análise dos verbos. 

Até o próximo… 

Gostou? Ficou com dúvidas? Quer sugerir outros temas? Entre em contato com o setor do PROLAC, o Programa de Letramento Acadêmico da Faculdade Unina: carla.sanches@unina.edu.br ; luis.gabriel@unina.edu.br ; sonia@unina.edu.br .  

Texto escrito pela professora Carla Emanuelle Sanches. 

Tópicos